sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Copa em Curitiba: opiniões de um torcedor




Sugestão e comentários de Eduardo Fabiano Pereira

Muito se tem discutido sobre a engenharia financeira acerca das obras no estádio Joaquim Américo de propriedade do Atlético Paranaense com vistas à Copa 2014 em Curitiba. O assunto já rendeu inúmeras matérias, colunas e discussões em diversos fóruns pela internet. Usualmente carregadas de sentimentos e paixões clubísticas, por vezes extremadas. Raramente o assunto é devidamente aprofundado pelos debatedores. O texto a seguir (basta clicar no link abaixo ou aqui) representa uma opinião de um sócio-torcedor do Atlético, publicado no sítio oficial do clube. Ressalto que não se trata aqui, de defender ou atacar a posição do mesmo mas sim, de divulgar um ponto de vista que corresponde a visão de muitos dos torcedores que frequentam e participam dos debates no fórum do sítio furacao.com, às quais venho acompanhando regularmente. Como o tema é sensível, envolvendo diversas questões além do futebol em si, vou me abster de emitir qualquer juízo a respeito, deixando ao leitor a tarefa de identificar o quanto há de paixão e de razão no texto.

Fonte:

http://www.atleticoparanaense.com/noticias/socio_protagonista/28412,Sim_precisa_desenhar.html

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Carioca supera 100 mil adversários e entra para seleção mundial da Nike

Wallace Camilo, de 19 anos, é um dos dezesseis finalistas do programa “A Chance”, que reúne aspirantes a craques para treinar na Europa e enfrentar grandes clubes como o Manchester United.

Na seletiva final, Wallace marcou um gol de falta, que o colocou entre os 16 craques do time da Nike.


Após passar pelos times do Boavista e do Resende , ambos no interior fluminense, o jovem Wallace Camilo já havia desistido do sonho de jogar futebol para arranjar um emprego e ajudar as contas da família. Mas a vida do carioca do bairro de Padre Miguel mudou quando um amigo lhe avisou do programa “A Chance” .

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Apresentado pelo Bota, Túlio será inscrito no BR e gol mil pode ocorrer em jogo oficial

Túlio fará primeira partida contra o Tupi, no dia 15 de setembro em Juiz de Fora-MG
Túlio fará a primeira partida contra o Tupi, no dia 15 de setembro em Juiz de Fora-MG 

O Botafogo apresentou Túlio Maravilha na manhã desta segunda-feira, em General Severiano, para dar sequência ao projeto do gol mil em sua carreira. O Alvinegro revelou que o jogador será inscrito no Campeonato Brasileiro e não descartou a possibilidade de o atacante marcar o milésimo em uma partida oficial. Inicialmente, o artilheiro será integrado aos juniores e poderá fazer um treino contra os profissionais ainda nesta semana.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Deputado debate "Proforte" com dirigentes de clubes e ministro Aldo Rebelo

Programa busca crescimento olímpico em parceria com o futebol.

Foto: Assessoria
Projeto prevê que o valor da dívida fiscal do clube seja revertido na produção esportiva em modalidades olímpicas de alto rendimento.

O anteprojeto de lei denominado Proforte (Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos), elaborado por uma comissão do Ministério dos Esportes, passou por uma nova rodada de debates envolvendo dirigentes de clubes e entidades ligadas ao esporte. O projeto prevê que o valor da dívida fiscal do clube seja revertido na produção esportiva em modalidades olímpicas de alto rendimento, visando à abertura de portas para a “democratização do esporte”, como definiu o ministro Aldo Rebelo, presente à reunião.

domingo, 26 de agosto de 2012

Crônica da Semana


Palestra com o prof. Augusto Nascimento Diniz: “Significação política e social do desporto em São Tomé e Príncipe, do colonialismo ao tempo presente”.
Por Daniel Ferreira, mestrando em História pela UFPR



O Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade, recebeu nesta quinta feira dia 23 de agosto, o professor Dr. Em sociologia Augusto Nascimento Diniz. O professor da Universidade de Nova Lisboa, apresentou a palestra intitulada “Significação política e social do desporto em São Tomé e Príncipe, do colonialismo ao tempo presente”.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Os Grandes Eventos Esportivos e Seus Impactos Econômicos

Entrevista do Professor Marcelo Proni ao programa "Diálogo Sem Fronteira", da RTV-Unicamp, sobre os aspectos econômicos da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil. Acesse: http://www.rtv.unicamp.br/webtv/?vd=395

Mitos não!




Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=BpYWgYD4Bdo

Sugestão e comentário de Daniel Ferreira.

Trata-se de um vídeo, buscando fortalecer a ideia "mistos não". 
É uma mensagem que tem de mostrado recorrente no Nordeste (mas não somente lá), e que em linhas gerais propaga a ideia de que o torcedor deve adotar a equipe do estado como "equipe nacional", ao invés de um time de fora do estado (geralmente do eixo rio-são paulo), pois isto fortalece o futebol local.

Antes de tudo questão polêmica.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Crônica da Semana


Existe Lógica no Futebol?
por Riqueldi Lise, mestrando em Educação Física, UFPR


Não pretendo aqui falar das coisas técnicas e táticas do futebol, ou sobre a imprevisibilidade dos resultados quando um time supostamente mais fraco vence outro. A “lógica” à qual me refiro é aquela utilizada por alguns dirigentes, no sentido de viabilizar a administração dos clubes. Especificamente nesta coluna, centrei as atenções nos quatro grandes times cariocas, nada contra eles, até porque outros clubes fora da cidade do Rio de Janeiro sofrem com problemas parecidos.

Nome da bola da Copa 2014 será Bossa Nova, Brazuca ou Carnavalesca



Patrocinadora oficial da Copa, a Adidas lançou neste domingo (12) enquete para escolher o nome da bola do Mundial de 2014. As opções são Bossa Nova, Brazuca e Carnavalesca. 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Duas notícias sobre a expansão do futebol brasileiro


Por mercado chinês, Santos conta com Nike
"Além dos R$ 2 milhões que receberemos, a Nike irá comercializar os nossos produtos no território chinês", disse o presidente do Santos, Luiz Álvaro Ribeiro


Convidado para fazer dois amistosos na China, ainda em 2012, o Santos conta com a parceira Nike para divulgar os seus produtos no mercado emergente.

"Recebemos o convite para fazer dois jogos, mas ainda estamos estudando com a televisão e com a CBF sobre as possibilidades. Além dos R$ 2 milhões que receberemos, a Nike irá comercializar os nossos produtos no território chinês", disse o presidente do Santos, Luiz Álvaro Ribeiro.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ANPUH BA também abre espaço para a História do Esporte



Sugestão e comentários de André Couto

O VI Encontro de História da Bahia, que está ocorrendo de 13 a 16/08 na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, cujo tema é "Povos Indígenas, Africanidades e Diversidade Cultural: produção do conhecimento e ensino" abriu as portas mais uma vez (2ª consecutiva) para o Simpósio de História do Esporte e das Práticas Corporais.


terça-feira, 14 de agosto de 2012

Em homenagem a 58, Pelé defende e Mazzola critica Seleção: 'Tudo errado'

Para ex-atacante e hoje comentarista na Itália, Brasil não teria chance se Mundial fosse hoje: 'É preciso injeção de caráter'



Mazzola quer mais ação dos jogadores da Seleção atual (Foto: Rafael Maranhão / Globoesporte.com)


Foi uma manhã para lembrar o passado vitorioso do futebol brasileiro, mas sem esquecer o presente e uma certa preocupação com o futuro. No gramado do Estádio Rasunda, nesta terça-feira, num reencontro dos ex-jogadores que disputaram a final da Copa do Mundo de 1958, Pelé e Mazzola falaram da Seleção atual. O Rei do Futebol foi mais comedido e evitou críticas. Mazzola, não.

NEFS Convida: Conferência com o Prof. Augusto Nascimento

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Site apresenta comparativo histórico sobre o rendimento de atletas olímpicos



Sugestão e comentários de Eduardo Fabiano Pereira

Aproveitando o encerramento dos jogos de Londres, compartilho um interessante comparativo histórico entre todos os campeões dos 100 metros rasos em olimpíadas. Na mesma página, também há um comparativo semelhante para a natação e o salto em distância. Apesar do conteúdo e narração em inglês, mesmo quem não domina a língua pode aproveitar os vídeos e gráficos, todos auto explicativos. Para conferir basta clicar no link a seguir:

http://www.nytimes.com/interactive/2012/08/05/sports/olympics/the-100-meter-dash-one-race-every-medalist-ever.html

domingo, 12 de agosto de 2012

Crônica da Semana


Paris Saint-Germain: de emergente a investidor da vez
por Gisele Dall'Agnol Musse, Graduanda em Educação Física (UFPR)
          Nasser Al-Khelaifi - Crown Prince of Qatar and current heir apparent to the throne of the State of Qatar, Sheikh Tamim Bin Hamad Al-Thani watches his football club Paris Saint Germain during a training session with President of the club Nasser Al Khelaifi  and Director of foo
      Em se tratando do futebol atual, aquele espetacularizado, não é uma novidade quando algumas transações geram cifras astronômicas. Tão altas que é difícil até dimensioná-las. E mesmo com uma crise global, sobretudo em alguns países da Comunidade Europeia, sempre tem um clube da vez. As contratações milionárias do momento direcionam as atenções ao Paris Saint-Germain, clube que está investindo na formação de uma equipe composta por atletas reconhecidos mundialmente. A última aquisição foi a do meia-atacante Lucas: 43 milhões de euros pagos ao São Paulo, tornando-se a transação mais cara da história do futebol brasileiro.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Brasil x Argentina: o sentimento de rivalidade em perspectiva


Sugestão e comentários de Ernesto S. Marczal


Não é de hoje, ou sequer apenas do futebol, que a rivalidade com os Argentinos aparenta povoar o imaginário brasileiro. Contudo, parece que a recíproca nem sempre foi verdadeira. O breve vídeo com os comentários do sociólogo Ronaldo Helal em um programa esportivo em rede de televisão a cabo, em 2010, expõe algumas dessas questões. Os comentários do pesquisador, frutos, inclusive, de sua própria experiência no país vizinho, explicitam as mudanças na tonalidade desse embate simbólico. A partir dos comentários de Helal, se os brasileiros desejavam sustentar a rivalidade com os conterrâneos platinos parece que, aos poucos, eles também começam retribuir. Algo que  sedimenta tanto a memória e tradição, inventadas, sobre futebol nacional quanto sobre o sul-americano. 

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Música e Futebol

Quem dá mais? - Noel Rosa



Quem dá mais por uma mulata que é diplomada
Em matéria de samba e de batucada
Com as qualidades de moça formosa
Fiteira, vaidosa e muito mentirosa?
Cinco mil réis, duzentos mil réis, um conto de réis!

Ninguém dá mais de um conto de réis?
O Vasco paga o lote na batata
E em vez de barata
Oferece ao Russinho uma mulata

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Futebol e civilização


             

         Como minha tarefa mensal de escrever para nosso blog, minha opção foi divulgar uma crônica ainda pouco conhecida entre nós, de autoria do flâneur carioca do começo do século XX, João do Rio, pseudônimo de João Paulo Alberto Coelho Barreto. Nascido em 1881, João do Rio foi um dos primeiros a perceber que naquela expressão esportiva do futebol nascia uma paixão e, com ela, uma identidade cultural brasileira. Esse texto – A hora do football – foi publicado originalmente em 1916. Era um contexto em que o mundo civilizado encontrava-se em pleno autoextermínio (a I Guerra Mundial) e experimentava um antagonismo entre a descrença no progresso (o fim da era vitoriana, provocado pela guerra) e a esperança no homem novo. Um “homem novo” que pode ser sintetizado tanto na frustração freudiana à cura do mal-estar civilizacional, quanto no maior crime da humanidade, que imaginava resolver os males da civilização, com o extermínio de homens e mulheres de “raças impuras”.
           É nesse compasso (ou descompasso) do desenvolvimento das ciências e da política que se forjou uma febre esportiva, que Machado de Assis, já em 1896, chamara de “civilização esportiva”, inaugurando a crítica ao que se tornou o culto da modernidade (e, sobretudo da pós-modernidade): o corpo olímpico dos atletas.
           Para saber mais, leiam a tese de doutorado do André Mendes Capraro, ou o capítulo de Nicolau Sevcenko, no qual se inspirou Capraro. Boa leitura!

domingo, 5 de agosto de 2012

Crônica da Semana

Selecionado brasileiro de futebol e o complexo de pedigree nas Olimpíadas

por Bruno José Gabriel, graduando em Educação Física (UEPG)


Neymar na partida contra o Egito válida pela primeira rodada dos Jogos Olímpicos de Londres 2012
Na sociedade contemporânea, acreditem se quiserem, é bastante paradoxal retratar ou categorizar a performance do selecionado nacional de forma impetuosa e plástica, como em tempos anteriores. Vale ressaltar que segundo o ranking de seleções da FIFA, publicado no dia 6 de junho de 2012, o Brasil está na quinta colocação, atrás de: Espanha, Uruguai, Alemanha e Holanda. Outro ponto bastante importante para esta contextualização, é que houve um tempo em que perdíamos, entretanto profissionais midiáticos, como, por exemplo, Nelson Rodrigues retratava e considerava os brasileiros imbatíveis, seja em técnica, tática e agilidade mental. “O cronista acreditava que o problema consistia na falta de autoconfiança, na postura submissa que os brasileiros assumiam diante de uma nação estrangeira” (SANTOS, 2012, p. 100) e assim categorizou esse sentimento intrínseco e inerente dos jogadores futebolistas de complexo de vira-latas.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Pego no doping, goleiro do Atlético-PR admite que é dependente químico e fará tratamento


Goleiro Rodolfo admitiu que é viciado em cocaína e fará tratamento bancado pelo Atlético-PR

O goleiro Rodolfo do Atlético-PR, que foi pego no exame antidoping na partida contra o CRB, no dia 9 de junho, e está suspenso pelo uso de cocaína pelo STJD, fez um pronunciamento na tarde desta quinta-feira e confirmou que é dependente químico. O jogador fará um tratamento por tempo indeterminado e só voltará ao grupo de jogadores após se recuperar totalmente do vício.

PLACAR têm parte de seu acervo disponível na internet


Sugestão e comentário de Daniel Ferreira

A revista Placar disponibilizou online a maioria das edições da revista. Boa enquanto fonte histórica, e de fácil acesso para pesquisas acadêmica. Para os interessados em conferir, basta clicar no link a seguir:


http://books.google.com.br/books/about/Placar_Magazine.html?hl=pt-BR&id=L5CwOs59tV8C