quarta-feira, 31 de julho de 2013

Prefeitura não vai bancar reajuste da Arena da Baixada

Município diz que convênio não contempla valor atual das obras. Governo estadual evita polêmica e Atlético culpa poder público pelo aumento no orçamento.

Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo / Trator derrubou ontem à tarde um conjunto do antigo prédio do Exército, área incorporada pelo novo estádio Joaquim Américo

O novo aumento no orçamento da Arena da Baixada para a Copa de 2014 não será bancado pelo poder público. O valor da obra, que saltou de R$ 184,6 milhões para R$ 265 milhões, terá de sair do cofre do Atlético. Ao menos essa é a posição da prefeitura face o reajuste.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Crônica da Semana

Simpósio de História do Esporte na ANPUH Nacional 2013: algumas breves lembranças

por André Alexandre Guimarães Couto, doutorando em História



Olá, caros (as) leitores (as):

Na crônica de hoje, que será mais um resumo informativo, gostaria de tratar do Simpósio de História do Esporte, coordenado pelos Professores Miguel Freitas Jr. (UEPG) e Rafael Fortes (UNIRIO) na UFRN. Alguns números são significativos: 10 anos de participação na ANPUH Nacional, 11 estados representados e 1 país estrangeiro (Argentina), 32 trabalhos inscritos, 28 apresentados, 3 dias de intensa discussão, sala completamente cheia na maior parte das sessões, que foram no número de 8.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Crônica da Semana



É tempo de crise

por Gisele Dall'Agnol Musse, mestranda em Educação Física



O futebol nacional atravessa um período de mudanças. Não só nos estádios que, em virtude da Copa do Mundo ou não, estão sendo reformados ou construídos em algumas cidades do país, mas também na mentalidade dos dirigentes de alguns dos principais clubes, que cada vez mais vem se profissionalizando.

Alex faz a diferença e arranca empate para o Coxa diante do Peixe



Em uma partida muito movimentada na Vila Belmiro, o Santos perdeu um caminhão de oportunidades e não passou de um empate em 2 a 2 diante do Coritiba, que tinha em seu lado Alex, que buscou o ponto para manter a invencibilidade do time no Campeonato Brasileiro 2013. Enquanto a equipe paulista chega aos 12 pontos, ainda próximo do G-4 da competição, o Coxa, com 16 pontos, fica com a vice-liderança.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Ópio do povo: use sem culpa

Assim como as máfias do esporte, o mimimi-anti-paraíso-da-alienação não vai me fazer gostar menos de futebol. Nem da seleção. Por Matheus Pichonelli

por Matheus Pichonelli — publicado 01/07/2013 16:43, última modificação 02/07/2013 07:40


Que eu saiba, não sou nacionalista. Diferentemente de Policarpo Quaresma, o personagem de ufanismo exacerbadode Lima Barreto, jamais moveria uma guerra para dizer que o rio Amazonas é maior que o rio Nilo. Tenho urticária quandoalguém, mesmo bem intencionado, começa a cantar do meu lado que é brasileiro com muito orgulho e com muito amor. Nada contra orgulhos ou amores, mas toda vez que escuto o refrão, que vale tanto para brasileiros orgulhosos como para brasileiros indignados, penso que o Caetano Veloso tinha razão quando interrompeu o seu “Proibido Proibir” aos berros e vaticinou: “Se vocês em política forem como são em estética, estamos fritos”.

Blatter diz que Brasil pode ter sido uma escolha errada como sede da Copa

Do UOL, em São Paulo – 17/07/201316h30


O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou em entrevista à agência DPA nesta quarta-feira que o Brasil pode ter sido uma escolha errada para ser sede da Copa do Mundo de 2014 por conta dos recentes protestos contra a realização do torneio durante a Copa das Confederações, no mês passado. 

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Protestos deixam Blatter em dúvida sobre acerto ao levar Copa ao Brasil

Protestos sociais fizeram Blatter questionar se a Fifa fez a escolha certa Foto: Daniel Ramalho / Terra

Presidente da Fifa, Joseph Blatter declarou nesta quarta-feira que escolher o Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014 pode ter sido um erro. As palavras do dirigente foram motivadas depois dele presenciar os protestos sociais que aconteceram no País ao longo de junho, durante a Copa das Confederações, com a população reclamando, inclusive, dos altos gastos para a realização do torneio em solo nacional.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Calotes, mentiras e atrasos: profissionais preferem a várzea para receber em dia

Bruno Doro/UOL

Luizinho tem 29 anos e poderia estar defendendo um time profissional. Mas está jogando no futebol de várzea de São Paulo. Decisão errada? Você diz isso porque só olha para o sucesso das estrelas dos times da primeira divisão. Amplie um pouco o foco de visão.

Pergunte para quem já passou por times de divisões menores. Fale com quem já jogou em times do interior do país. Você vai descobrir que o cenário amplo do futebol não é milionário como aquele da TV. “Rodei muito pelo interior. E é sempre a mesma coisa. Você joga três meses. Recebe só um. E o dinheiro não cai mais”, conta Luizinho.

Na várzea, não. O dinheiro é menor, o jogador não tem vínculo empregatício, mas depois de todos os jogos o envelope com o bicho está lá. É sagrado. “Você não recebe tão bem. Os valores são menores. Mas recebe sempre. Estou há três anos na várzea. E sempre recebi em dia”, conta o atacante.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Repasse de verba do BNDES à Arena da Baixada é suspenso

Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo / Arena da Baixada tem dois orçamentos diferentes, diz TC-PR

O repasse de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as obras da Arena da Baixada está suspenso. O corte atende a uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TC-PR), que detectou fragilidade nas garantias de pagamento do empréstimo e falta de clareza no orçamento para a conclusão do estádio curitibano na Copa de 2014.

sábado, 13 de julho de 2013

Corinthians vê em investidor solução para contratar zagueiro da Ponte

O zagueiro Cleber durante treino da Ponte Preta em Campinas



O Corinthians busca no grupo investidor DIS a solução para contar com Cleber, ainda vinculado à Ponte Preta. O zagueiro já foi até aprovado em exames médicos pelo clube alvinegro paulista.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Parreira nega grupo fechado para 2014 e exalta título: “Somos bons”


A Seleção Brasileira tetracampeã da Copa das Confederações, no último domingo, no Maracanã, não necessariamente será a equipe que representará o País daqui a um ano na Copa do Mundo de 2014. Pelo menos é isso o que garante o coordenador técnico, Carlos Alberto Parreira.

Tribunal de Contas pede bloqueio do financiamento para Arena da Baixada

Orgão encontrou três orçamentos diferentes e diz que não é possível fazer medição do que já foi feito. Mobilidade urbana também preocupa

Reunião Tribunal do Contas do Estado ARena da Baixada (Foto: Fernando Araújo)


O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) pediu o bloqueio temporário dos repasses de recursos originados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as obras da Arena da Baixada. Em relatório apresentado na tarde desta terça-feira, o órgão informou que encontrou três preços diferentes no orçamento da obra, entre outros problemas que precisam ser esclarecidos. 

domingo, 7 de julho de 2013

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Após protestos, Fifa faz plano para mostrar Brasil pacífico no exterior

Protesto contra a Copa-2014 próximo ao Castelão, antes do jogo Itália e Espanha
Para evitar o esvaziamento da Copa-2014 de turistas estrangeiros, a Fifa prepara um plano para minimizar a imagem de que o Brasil é violento, gerada por conta dos protestos nas ruas durante a Copa das Confederações. Ainda não fechado, o planejamento incluirá o uso de televisões que têm direitos de transmissão da competição, monitoramento e conversas constantes com veículos de fora do país.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Crônica da Semana


NOTAS ACERCA DO FUTEBOL BRASILEIRO


por Everton Cavalcanti, mestre em Educação Física

Como diria Chico Lang: “e assim caminha a mediocridade”. Roberto Havalone: “parem as máquinas”. E Milton Leite: “que beleza”. O contexto futebolístico brasileiro perpassa por um momento de agitação extrema, onde podemos identificar a interdependência entre campos, tão presente em discussões acadêmicas acerca de uma suposta “modernização” do esporte.