O episódio em questão se deu durante a derrota santista por 4 a 2 contra os baianos, no Barradão, em 15 de agosto do ano passado. Na conta de Neymar no Twitter, foi postada a frase "Juiz ladrão vai sair de camburão", que ficou no ar durante alguns instantes antes de ser deletada. Ricci recorreu ao ex-árbitro e hoje advogado Giulianno Bozzano, que o representou no tribunal nesta terça-feira e conseguiu o pagamento da indenização.
Na ocasião, Neymar usou o argumento de que um amigo havia tomado seu telefone celular e postado a mensagem. Mesmo assim, o juiz Afonso de Barros Fario Júnior, responsável por intermediar o julgamento nesta terça-feira na 3ª Vara do Juizado Especial Cível da Comarca de Santos, considerou o atacante responsável pelo acontecimento.
"A própria contestação reconhece, ressalte-se, que o contestante (Neymar) agiu culposamente. E, de fato, agiu com culpa ao deixar o aparelho já conectado ao Twitter nas mãos de terceiros", consta no processo. "É justamente para se evitar esse tipo de coisa que existe uma senha para se acessar à rede em questão. Não tendo o seu titular tomado as cautelas necessárias para que não usassem sua assinatura para fins ilícitos, deve responder por esta omissão".
Desta forma, a decisão judicial obrigou o astro santista a pagar a multa. "Ante o exposto, julgo procedente a ação para condenar o réu ao pagamento de R$ 15.000,00, com juros de mora de 1% ao mês a partir da citação e correção monetária a partir de hoje pela Tabela Prática do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo".
Fonte: http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2011/noticias/0,,OI5495031-EI17896,00-Neymar+e+condenado+a+pagar+R+mil+por+ofensas+a+arbitro+no+Twitter.html
Texto sugerido e comentário feito por: André Mendes Capraro
Como fenômeno recentíssimo, as novas mídias sociais são geradoras de polêmicas antes inexistentes. O caso da crítica/ofensa de Neymar à péssima atuação técnica do árbitro Sandro Meira Ricci na partida entre Santos e Vitória e o consequente processo gerado é um bom exemplo. Certo é que o valor de 15 mil reais não é significativo para o atleta pop-star santista. E que o processo judicial provavelmente o levou a refletir a respeito dos seus atos inconsequentes e impulsivos cometidos nos últimos meses (e não são poucos).
Por outro lado, pensando no ocorrido, levanto uma indagação e uma divagação: 1) Ricci não estaria se aproveitando da condição privilegiada de Neymar, tendo em vista que também foi ofendido por vários outros torcedores na mesma mídia social e que sequer foram mencionados? 2) Logicamente, a polêmica em relação às falhas de arbitragem no futebol não é recente, pois a própria FIFA é crédula que parte da popularidade do esporte se dá exatamente por causa disso. Porém, será que realmente um sistema de arbitragem apoiado na tecnologia, consequentemente mais eficiente e seguro, seria tão prejudicial assim à modalidade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui.