quarta-feira, 22 de maio de 2013

Cinefoot segue forte em sua 4ª edição



FUTEBOL É MAIS QUE UM JOGO

Reinventado pelo brasileiro, o futebol avançou pelo país impregnando uma atmosfera repleta de magia, encanto e paixão. Adentrou a grande área do cinema já nos idos de 1908 com a produção dos primeiros registros documentais sobre o tema. Estas expressões artísticas – cinema e futebol – caminham juntas há mais de um século trilhando trajetórias de encantamento junto ao povo brasileiro. Vários ciclos se passaram, marcaram época, promoveram talentos, emocionaram multidões e projetaram uma nação.

A significação do futebol na vida brasileira e sua disseminação pelos quatro cantos do país, elevaram o esporte para um patamar que vai além das quatro linhas. Muito mais do que ganhar, perder ou empatar. Assim sendo, “Futebol é mais que um jogo”.

Cinefoot, desde a sua criação em 2010, vem atuando de maneira incansável no sentido de inserir no cotidiano dos debates em torno da realização da Copa do Mundo do Brasil o legado cultural e social do evento. Acreditamos no papel transformador do futebol e na diversidade cultural nele contida e temos como característica marcante levar para as telas filmes com potencial de imprimir estes conceitos no imaginário dos nossos espectadores.

Esta postura é motivo de imenso orgulho para toda a equipe Cinefoot, que coloca em campo todos os anos um festival único que pratica o futebol arte em todos os sentidos.

Cinefoot: Projeto chancelado pelo Ministério do Esporte, através de uma comissão formada por representantes dos ministérios do Esporte, Cultura, Turismo, Relações Exteriores, GECOPA-Grupo Executivo da Copa do Mundo Fifa e por especialistas da área universitária, para integrar a Programação Oficial do Governo Federal para a promoção do Brasil durante a Copa do Mundo de 2014.

Fonte: <http://www.cinefoot.org/o-festival/>.

Sugestão e comentários de André Alexandre Guimarães Couto

O Cinefoot se consolida como um dos principais festivais de cinema sobre o futebol no Brasil. Nesta quarta edição, cujas programações serão apresentadas no Rio de Janeiro (23 a 28 de maio) e em São Paulo (06 a 11 de junho) veremos uma divulgação dos filmes também nas cidades sedes da Copa das Confederações (11 a 29/06): Fortaleza, Brasília, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Curioso para conhecer a programação? Pois é, muitas opções que discutem torcidas, futebol-pelada, futebol-arte, vida de craques, histórias de clubes e da seleção brasileira.

Uma oportunidade única de realmente defender a associação entre futebol e arte. Se desconfio bastante dos usos da expressão "futebol-arte", por que não utilizarmos, neste caso, "arte-futebol"?