terça-feira, 7 de junho de 2011

Blatter é reeleito presidente da Fifa

O suíco Joseph Blatter ergue os braços após ser reeleito presidente da Fifa até 2015. Foto: Reuters ZURIQUE, Suíça - Com 186 dos 203 votos possíveis, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, candidato único, foi reeleito para seu quarto mandatoconsecutivo, que termina em 2015. A eleição ocorreu nesta quarta-feira, em Zurique, na Suíça, onde a entidade realiza seu congresso. O suíço é presidente da Fifa desde 1998, quando sucedeu o brasileiro João Havelange, que permanceu no cargo por 24 anos. Com a entidade maior do futebol mundial debaixo de uma série de escândalos e suspeita de ocrrupção, Blatter teve de prometer mudanças no processo eleitoral para tentar abafar a crise.

- Eu agradeço a confiança do fundo do meu coração. Nós teremos quatro anos, se Deus me der saúde, energia e força, para continuar a fazer o nosso trabalho - afirmou Blatter após o anúncio de sua reeleição.
CONGRESSO :Fifa rejeita proposta inglesa de adiar eleição
Blatter anunciou que este será seu último mandato no comando da Fifa, mesmo, em princípio, não havendo restrições para candidatar-se mais uma vez, se assim quiser.
No pleito desta quarta, Blatter não teve adversários. O presidente da Confederação Asiática de Futebol (AFC), Mohamed bin Hammam, do Qatar, chegou a se candidatar. Mas desistiu da eleição no sábado passado, após ser acusado de tentativa de suborno a delegados caribenhos.
Mesmo que não tivesse desistido, Bin Hammam não poderia participar do pleito, já que, no domingo, acabou suspenso preventivamente por um mês pelo Comitê de Ética da Fifa. Ele será investigado pela entidade e poderá sofrer punição ainda mais dura.

A eleição de Blatter foi precedida por episódios polêmicos. O próprio presidente da Fifa foi submetido a análise de sua conduta pelo Comitê de Ética, onde teve de depor. No entanto, ele foi considerado inocente das suspeitas de corrupção. O mandatário da Fifa também teve a imagem arranhada após a divulgação de um e-mail enviado pelo secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, ao presidente da Concacaf, Jack Warner. A mensagem acusava o Qatar de ter "comprado" o direito de sediar o Mundial de 2022. Valcke, em nota, disse ter sido mal-interpretado.

Em entrevista coletiva na segunda-feira, Blatter, visivelmente irritado, minimizou os incidentes e garantiu não haver crise alguma na "família Fifa", como costuma se referir à entidade. Nesta quarta, no entanto, o discurso mudou:
- O barco da Fifa está em águas turbulentas, mas deve voltar ao seu caminho correto - declarou, antes de ser reeleito.

Blatter promete reformular processo eleitoral
Pressionada por dirigentes e imprensa, a Fifa deverá passar por reformas nos próximos anos - ao menos é o que promete Blatter. A principal novidade, segundo o presidente, diz respeito ao sistema de escolha das sedes das Copas. A partir de 2026, informou Blatter, a escolha não será mais feita pelos 24 membros do Comitê Executivo, mas por todas as 208 federações nacionais associadas à entidade. A ideia dificultará a manipulação do processo.

Em dezembro do ano passado, Rússia e Qatar foram eleitos para sediar as Copas de 2018 e 2022, respectivamente. Foi um processo marcado por diversas denúncias de irregularidades, principalmente envolvendo o suborno de membros da Fifa.
Outra mudança prometida por Blatter diz respeito ao Comitê de Ética. A ideia é que seu presidente passe a ser indicado pelas federações. O dirigente quer também a criação de uma comissão para fiscalizar a governança da Fifa.

Texto sugerido por André Mendes Capraro
Fonte: http://extra.globo.com/esporte/blatter-reeleito-presidente-da-fifa-1929509.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.