segunda-feira, 6 de junho de 2011

Ronaldo fenômeno e Petkovic: As homenagens aos ídolos do futebol brasileiro


por Everton de Albuquerque Cavalcanti
Mestrando em Educação Física - UFPR

O momento histórico que o futebol atravessa tem presenciado diversos fatos dignos de serem discutidos no meio acadêmico ou mesmo em uma simples conversa de botequim. Temos o escândalo da Fifa que muito afeta a questão política do futebol, o calendário brasileiro que afeta a organização dos clubes, federações e confederações e a grande sensação do futebol mundial chamada F.C.Barcelona, exemplo de clube que preserva as raízes das categorias de base e preza por um futebol técnico e de muita qualidade. Porém, venho neste breve espaço tratar sobre dois ídolos que se despedem do futebol nacional com lindas homenagens prestadas por seus respectivos clubes e no caso de Ronaldo também pela seleção brasileira.

Petkovic, com certeza, jamais esquecerá a homenagem linda que a torcida flamenguista prestou a sua pessoa no domingo dia 05 de junho no jogo contra o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro. Pet como é carinhosamente chamado pelos rubro negros jogou 197 jogos com a camisa do Flamengo e conquistou 3 títulos, o mais importante concerteza foi o Campeonato Carioca em que o Sérvio fez um gol de falta aos 43 minutos do segundo tempo, dando o título ao Flamengo frente ao Vasco. Não esquecendo o título Brasileiro de 2009 que o Flamengo não conquistava há 17 anos, no qual o jogador foi decisivo ao lado de Adriano. É muito bom ver a torcida, os dirigentes e a mídia reconhecerem o que Pet fez pelo Flamengo, é um ídolo rubro negro, dos mais dedicados e que a partir desta homenagem entra definitivamente ao lado de Zico, Junior, Andrade entre outros para a história de um dos maiores clubes do futebol brasileiro.

Ronaldo Nazário de Lima ou somente Ronaldo fenômeno dispensa comentários. E a discussão aqui não é mesmo a qualidade do futebol deste magnífico jogador. O que faço os caros leitores refletirem junto comigo, é a representatividade que Ronaldo tem para nós torcedores brasileiros e em especial para os torcedores corintianos, clube no qual encerrou sua carreira e demonstra ter imenso carinho. O Corinthians vem planejando alguns jogos de despedida que Ronaldo deve realizar durante o ano de 2011, porém, o foco atual é sem dúvida nenhuma o jogo de despedida pela seleção brasileira. Ronaldo disputou quatro Copas do Mundo com a camisa verde e amarela, venceu duas, marcou 15 gols, sendo o maior artilheiro de todas as Copas, dentre as quais foi decisivo no Mundial de 2002, no qual, marcou os dois gols da vitória contra a Alemanha na final. Como disse Ronaldo a Paulo César Vasconcellos no Sportv repórter, será um “divórcio” amigável, até porque a imagem do ídolo estará para sempre atrelada a seleção brasileira de futebol, pelos gols, pelos títulos, pelos sacrifícios, pela superação de obstáculos, enfim, pela alegria que nos proporcionou durante 13 anos de sua brilhante carreira na seleção canarinho. Enquanto Corintiano e brasileiro eu sou suspeito a falar, mas acredito que Ronaldo seja unanimidade nacional e é por até mesmo agradar torcedores rivais do seu último clube que definimos Ronaldo como um ídolo do povo, do povo brasileiro. Obrigado Ronaldo Nazário de Lima, obrigado fenômeno! E mais uma vez, parabéns aos dirigentes, clubes, federações, confederações e torcedores por reconhecerem quem realmente faz o espetáculo do futebol dentro das quatro linhas que são os JOGADORES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.