terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Debate sobre Racismo no futebol (com vídeo)

O Memorial do Coritiba recebeu na noite desta terça-feira (14) a palestra "Racismo no Futebol" ministrada por especialistas na área. Aproximadamente 50 pessoas compareceram e debateram sobre o tema proposto numa iniciativa do Coritiba de discutir assuntos relevantes para a sociedade e também para o esporte em geral.

"O racismo não é um problema do futebol, é um problema da sociedade como um todo. E apenas o futebol reflete essa questão do preconceito racial ", destacou Luiz Carlos Ribeiro, que abriu as discussões com uma explanação relacionada à questão do preconceito no esporte e também em outras áreas sociais. Ribeiro é mestre pela USP e doutor pela Sorbonne, com experiência em história social do futebol e ainda coordena o grupo de estudos "Futebol e Sociedade" na Universidade Federal do Paraná. Além disso, ele desenvolveu um programa de pós-doutorado junto à Université de Paris 8 (França), com o tema "Futebol, Estado e sociedade globalizados".

"É a primeira vez que eu participo dentro de um clube de uma discussão como essas fora do meio acadêmico da universidade para mim foi muito gratificante", completou Ribeiro.

Além da apresentação do professor, mais outros dois participantes discorreram sobre o tema. Thiago Carvalho de Miranda e Celso Moletta possuem trabalhos acadêmicos cujos temas são ligados ao assunto debatido.

"Primeiro a gente veio tratar do histórico do racismo no futebol, que a gente sabe que querendo ou não, e a gente tentou trazer através dessa palestra que o Coxa é um time racista e que o time x ou y é um time racista. Eu acho que foi muito proveitoso para o meu currículo e também para a discussão que foi envolvida sobre o assunto", ressaltou Miranda, que está desenvolvendo um projeto na graduação pertinente ao tema debatido.

"Esta iniciativa mostra que o clube está preocupado em discutir temas importantes não só para a sua própria história, mas também que são questões relevantes para sociedade contemporânea", destacou Moletta, que realizou sua dissertação de pós-graduação com o tema Futebol, imigração e integração social: O caso da gênese do Coritiba Foot Ball Club".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.