sábado, 7 de dezembro de 2013

Brasil encara Croácia, México e Camarões. Grupo D tem três campeões.

William Correia, enviado especialCosta do Sauípe (BA)

O sorteio da Copa do Mundo de 2014 definiu nesta sexta-feira que a Seleção Brasileira enfrentará Croácia, México e Camarões na primeira fase do torneio. Realizado na Costa do Sauípe, no litoral da Bahia, o evento também colocou o grupo D como o mais difícil da competição, já que terá três campeões mundiais: Uruguai, Itália e Inglaterra, além da Costa Rica.
A primeira fase também terá a reedição da final da Copa de 2010, já que a cabeça de chave Espanha duelará com a Holanda logo na estreia de ambas. As outras equipes da chave são Chile e Austrália. O torneio no Brasil será disputado entre 12 de junho e 13 de julho de 2014.
O sorteio foi conduzido pelo secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, acompanhado pela atriz Fernanda Lima. Os assistentes do sorteio foram oito ex-jogadores: o inglês Geoff Hurst, o argentino Mario Kempes, o italiano Fabio Cannavaro, o alemão Lothar Matthaus, o francês Zinedine Zidane, o espanhol Fernando Hierro, o brasileiro Cafu e o uruguaio Gigghia.
A primeira seleção sorteada para o grupo dos anfitriões foi Camarões, definida no momento em que o carrasco brasileiro Zidane retirava as bolinhas dos potes. Em seguida, Cannavaro sorteou o México para o confronto com o Brasil. Por fim, a Croácia completou.
Assim como a chave dos campeões, outro grupo complicado no Mundial é o G, encabeçado pela Alemanha, que estreará diante de Portugal e jogará depois contra Gana e Estados Unidos. Já a Argentina não terá tanta dificuldade na primeira etapa do torneio, pois tem em seu grupo a estreante Bósnia Herzegovina, Irã e Nigéria.
A cerimônia de sorteio da Copa do Mundo começou sem atrasos, às 14 horas (de Brasília), com homenagem a Nelson Mandela, que morreu na quinta. Nos 40 minutos iniciais do evento, a organização fez uma rápida apresentação das 32 seleções e também das sedes, com Fernanda Lima ao lado do ator Rodrigo Hilbert.
Os shows de artistas nacionais, como Alcione, Emicida, Vanessa da Mata, Alexandre Pires e Margareth Menezes, foram intercalados na cerimônia. A partir do momento em que as seleções começaram a ser sorteadas, Valcke substituiu o ator para anunciar as partidas, até o encerramento do evento, que durou cerca de 1h30.
Confira abaixo os grupos:
A1 Brasil
A2 Croácia
A3 México
A4 Camarões

B1 Espanha
B2 Holanda
B3 Chile
B4 Austrália

C1 Colômbia
C2 Grécia
C3 Costa do Marfim
C4 Japão

D1 Uruguai
D2 Costa Rica
D3 Inglaterra
D4 Itália

E1 Suíça
E2 Equador
E3 França
E4 Honduras

F1 Argentina
F2 Bósnia Herzegovina
F3 Irã
F4 Nigéria

G1 Alemanha
G2 Portugal
G3 Gana
G4 Estados Unidos

H1 Bélgica
H2 Argélia
H3 Rússia
H4 Coreia do Sul

No dia 06 de Dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, no litoral da Bahia foi realizado o sorteio que, conformou os grupos da Copa do Mundo 2014. Ao que parece, a seleção brasileira iniciou a sua trajetória, rumo ao hexa, com sorte. O Brasil está no grupo A, e, enfrentará seleções de nível médio e baixo (Croácia, México e Camarões).
No que se refere aos outros grupos, aponta-se o D, como o mais difícil. Discordo dessa assertiva. Para mim, Itália e Inglaterra passarão com facilidade pelo Uruguai. E, o grupo H, com o mais fácil.
E, para você. Qual é o grupo mais forte? O mais fraco? Quem decepcionará? Quem será o campeão? Confira os grupos, e, comece a elaborar as suas apostas. A: Brasil, Croácia, México e Camarões; B: Espanha, Holanda, Chile, Austrália; C: Colômbia, Grécia, Costa do Marfim, Japão; D: Uruguai, Costa Rica, Inglaterra, Itália; E: Suíça, Equador, França, Honduras; F: Argentina, Herzegovina, Irã, Nigéria; G: Alemanha, Portugal, Gana, Estados Unidos; H: Bélgica, Argélia, Rússia, Coréia do Sul.

Sugestão e comentário de Bruno José Gabriel