segunda-feira, 26 de julho de 2010

ANPUH - PR

O Núcleo de Pesquisa Futebol e Sociedade convida os pesquisadores da área a participar do XII Encontro Regional de História da ANPUH-PR e VI Semana de história de Irati: Regiões, Imigrações, Identidades. 


Na ocasião haverá espaço para debate acadêmico na área de História do Esporte, Lazer e Práticas Corporais, através de simpósio temático. 




O simpósio será coordenado pelos professores: 

Dr. André Mendes Capraro. Universidade Federal do Paraná
Dr. Luiz Carlos Ribeiro.  Universidade Federal do Paraná




Ementa:

A quebra dos paradigmas tradicionais da História e a abertura para novos temas e novos objetos, configurado hoje no que podemos denominar de História Cultural ou de Nova História Política, têm exigido a discussão e o aprofundamento dessa renovação no que se refere à questão epistemológica, à diversidade das fontes e aos referenciais teóricos apropriados para tratar tais temáticas emergentes, como o esporte, o lazer e
outras   práticas   físicas.   

O   propósito   desse   simpósio   temático   é   o  de   historicizar   as práticas   corporais,   sobretudo,   aquelas   compreendidas   como   fenômenos   culturais contemporâneos   –   o   esporte   e   o   lazer.   Assim,   a   ideia   é   a   de   refletir   acerca   das  possibilidades   de   análise   social,   econômica,   política   ou   cultural   que   tais   temas permitem.   

Hoje,   temáticas   circunscritas   ao   esporte   e   ao   lazer   encontram-se disseminadas   nos   programas   das   mais   diversas   áreas,   tais   como   a   Sociologia,   a Antropologia, a Literatura, a Psicologia, a Educação Física e, logicamente, a própria História. Em algumas dessas o tema consolidou-se por meio de grupos de estudos especializados (GT’s).

Para maiores informações, clique no link abaixo:

http://www.eventosanpuhpr.com/ocs/index.php?conference=irati&schedConf=anpuh2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.