segunda-feira, 24 de março de 2014

Cartilha da Fifa para turistas estrangeiros causa polêmica

  • Reportagem publicada em revista digital da entidade diz que brasileiros não são pontuais e são mal educados no trânsito
  • Fifa também alerta que não se fala espanhol no Brasil e as mulheres não fazem topless
O Globo
Publicado:
Atualizado:


A reportagem da Fifa Weekly contando que os brasileiros não são pontuais e são mal educados no trânsito
Foto: Reprodução da internet



RIO - A frequente troca de farpas entre a Fifa e os brasileiros desde que o país foi escolhido como sede da Copa do Mundo em 2007 ganhou mais um capítulo na noite desta sexta-feira, quando a entidade divulgou a edição eletrônica da revista “Fifa Weekly” em seu site. Uma das reportagens, intitulada “Brasil para principiantes”, contém uma cartilha com dicas sobre o comportamento do brasileiro que o turista da Copa do Mundo vai encontrar a partir do dia 12 de junho, quando será dado o pontapé inicial do Mundial com a partida entre Brasil e Croácia, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.
Na cartilha com “dez conselhos importantes para evitar mal-entendidos culturais”, a Fifa afirma que os brasileiros não têm pontualidade, nem educação no trânsito.
Além disso, a Fifa alerta que nem sempre o “sim” significa sim no Brasil, que fazer fila não é o forte da população e no trânsito impera a lei do mais forte. Alertam também que o topless é proibido na praia e que os brasileiros não falam espanhol.
A reportagem gerou tanta polêmica, que a Fifa já tirou ela do ar.
Veja os itens da cartilha:
Sim nem sempre significa sim:
Brasileiros são otimistas e nunca começam uma frase com a palavra “não”. Para eles, “sim” significa na realidade “talvez”, então, se alguém disser “SAim, eu te ligo de volta”, não espere que o telefone vá tocar nos próximos cinco minutos.
Horário flexível:
A pontualidade não é uma ciência exata no Brasil. Quando marcar um encontro com alguém, ninguém espera que você estará no lugar combinado na hora exata. O normal é contar com uns 15 minutos de atraso.
Contato físico:
Os homens e mulheres brasileiros não estão familiarizados com o costume da Europa de manter distância como norma de cortesia e conduta. Eles falam com as mãos e não hesitam em tocar nas pessoas com quem estão conversando. Numa boate, isso pode facilmente se transformar num beijo, mas isso não deve ser mal interpretado. Um beijo no Brasil é uma forma de comunicação não-verbal e não um convite para algo mais.
Fila:
Ficar pacientemente numa fila não está no DNA brasileiro. Numa escada rolante, por exemplo, o modelo britânico de formar uma fila de um lado não existe. Os brasileiros preferem cultivar o caos e, por vezes, alguém se arranja para chegar na frente.
Moderação:
Se você for a uma churrascaria que oferece tudo o que você pode comer e for com muita sede ao pote lembre-se de duas coisas: não coma nada por pelo menos 12 horas antes e coma em pequenas quantidades porque asa melhores carnes chegam no final.
Sobrevivendo no trânsito:
Nas ruas, os pedestres são ignorados e mesmo nas faixas os motoristas não param para eles voluntariamente. O direito de ir e vir entre os motoristas simplesmente definido pela preferência do veículo maior.
Não há topless:
A imagem de mulheres com pouca roupa é comum no carnaval, mas isso não é o que você verá no Brasil no dia a dia. É certo que os biquínis brasileiros são menores que os europeus, mas as brasileiras nunca os tiram na praia, onde fazer topless é proibido e pode resultar em multa.
Experimente o açaí:
Os frutos da Amazônia fazem maravilhas: previnem rugas e têm o mesmo efeito de uma bebida energética. Algumas mordidas no intervalo podem ajudar até o mais cansado dos jogadores de futebol a recuperar a energia.
Espanhol não:
Os turistas que tentarem se comunicar em espanhol no Brasil terão a sensação de estarem falando com as paredes. A língua nacional do país e o português brasileiro, uma variante do português. E se você falar que Buenos Aires é a capital do Brasil, corre o risco de ser deportado.
Seja paciente:
No Brasil, as coisas são comumente feitas no último minuto. Então, todos os turistas devem ter paciência. Tudo ficará pronto a tempo. Isso vale, inclusive, para os estádios. A filosofia dos brasileiros na vida pode ser resumida com a seguinte frase: “relaxa e aproveita”.

Disponível em:  http://oglobo.globo.com/esportes/copa-2014/cartilha-da-fifa-para-turistas-estrangeiros-causa-polemica-11956639



A edição número 22 da revista semanal da FIFA (The Fifa Weekly) divulgada na última sexta-feira (21/03) causou polêmica com a publicação intitulada Brazil For Beginners” (Brasil Para Iniciantes). O material assinado por uma jornalista brasileira e pelo editor da revista foi apresentado em forma de “dicas” destinadas aos turistas de que pretendem vir ao país por conta dos próximos megaeventos esportivos. Esses conselhos, segundo o texto, teriam por finalidade evitar “mal entendidos interculturais”.

De modo geral, a linguagem sarcástica descreve de forma estereotipada os brasileiros e seus (maus) costumes como sendo desorganizados, mal educados, irresponsáveis e ainda finaliza dizendo que a filosofia de vida no país é o “relaxa e aproveita” (em português no texto).

Além das palavras em si, a matéria ainda levanta suspeitas quanto à imagem ilustrativa: uma “pelada” descontraída com a presença do mascote Fuleco observada por duas afrodescendentes tomando sol de biquíni “à moda brasileira” em alguma praia carioca.

A decisão de retirar a matéria do ar ocorreu após o governo federal brasileiro entrar em contato com a FIFA e demonstrar seu descontentamento com a projeção negativa que a publicação poderia causar. A entidade, por sua vez, retirou prontamente o material do ar, mas alegou que não tinha a intenção de passar uma imagem negativa do país.


Sugestão e comentário de Daniella Passos