segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

http://www.oradiodoparana.com.br/crbst_32.html 

Comentário sobre o link acima é de Daniel Ferreira.

Aqui vemos duas transmissões de jogos de futebol realizadas pela rádio Universo, em meados do século passado. Uma delas é Brasil x Iugoslávia, a outra, Coritiba x Água Verde, esta partida provavelmente em 1971. E é sobre a narração desta última partida – sem entrar em pormenores metodológicos, que uma “boa” análise histórica exigiria – apenas busco tecer alguns comentários sobre a representação de futebol brasileiro.

Na voz inconfundível de José Domingos – e com os comentários de J. Domingos - ouvimos a “pelota” passar pelos pés de Hidalgo, Pescuma, Leocádio, Rinaldo e Zé Roberto time tido por muitos como o maior time da história do futebol paranaense. Em termos históricos, o Coritiba desta época “atropelou” nada menos do que o Flamengo de zico e o Corinthians de Rivelino. Isto sem falar no Santos de Pelé, Coutinho, Clodoaldo – partida deste mesmo ano, a qual segundo consta, quem brilhou foi Tião Abatiá.

“Subjetividades” à parte, fica o destaque ao fundo da narração, à marchinha “Pra frente Brasil”. Canção, que com certeza, merece destaque em qualquer alusão ao processo histórico à consagração do binômio futebol\identidade brasileira, da forma a qual prevalece e conhecemos ainda nos dias hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.