quinta-feira, 3 de abril de 2014

Barcelona garante que proibição da FIFA não afecta a próxima temporada
JOÃO RUELA RIBEIRO  - 03/04/2014
Clube vai apresentar recurso e pedir medidas cautelares para poder fazer contratações. Presidente diz que há quem queira “fazer mal” ao Barcelona.

Bartomeu durante a conferência de imprensa em Barcelona JOSEP LAGO/AFP

O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, não está preocupado com a próxima temporada, em virtude da proibição à inscrição de jogadores aplicada pela FIFA. “A nossa planificação continua igual”, afirmou, durante uma conferência de imprensa nesta quinta-feira.
Bartomeu, que substituiu Sandro Rosell em Fevereiro, falava um dia depois de a FIFA ter anunciado que o Barcelona vai ficar impedido de fazer contratações durante um ano. Em causa está a inscrição de vários jogadores menores de idade extracomunitários que não cumpriam os requisitos dos regulamentos da FIFA.
Para o clube catalão, a decisão é “excessiva” e Bartomeu assegurou que vai apresentar recurso e pedir uma providência cautelar junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD). Caso a instância dê provimento ao pedido do Barcelona, os blaugranavão poder reforçar-se. Tendo já assegurado a contratação do croata Alen Halilovic, o clube prevê a entrada de “um guarda-redes e um defesa”, disse Bartomeu.
O presidente garantiu igualmente que o modelo de formação do clube não vai ser alterado perante as novas circunstâncias. “Estão a atacar o nosso modelo (…) Preocupamo-nos com as crianças, com a sua formação, [são] crianças que vêm para La Masia [academia de formação do Barcelona] e que recebem aqui uma oportunidade que nos seus países não poderiam ter, o que faz que o Barça seja um modelo a seguir”, afirmou Bartomeu.
O Barcelona e a FIFA têm tido um braço-de-ferro nos últimos tempos por causa do regulamento para os jogadores menores de idade estrangeiros. A FIFA prevê que esses atletas só possam ser inscritos em competições noutros países caso sejam salvaguardadas algumas condições, como a ida dos pais do menor para o país do novo clube. O clube espanhol contrapõe as preocupações do organismo mundial, argumentando que alguns modelos de formação desportiva – como é o caso de La Masia – devem ter outro tratamento, uma vez que já cumprem com os requisitos dos regulamentos da FIFA.
Há já um ano que a FIFA tem pedido informações ao Barcelona sobre dezenas de jogadores estrangeiros recrutados pelo clube. De um total de 37 casos, o organismo liderado por Joseph Blatter considerou que nove jogadores estão em situação irregular.
Para Bartomeu, “externamente está a tentar-se fazer mal ao Barça”. “Vamos encontrar a pessoa ou as pessoas que estão por trás”, garantiu o dirigente, citado pelo Mundo Deportivo. O presidente dos blaugrana afirmou que ia telefonar a Blatter ainda durante esta quinta-feira: “Estamos a sofrer muitas coisas nos últimos anos e temos de dizer basta.”

Acesso em: 03.04.2014

Sugestão e comentário de Luiz Carlos Ribeiro