sábado, 21 de abril de 2012

ANPUH - PR terá GT sobrre a História do Esporte, Lazer e Práticas Corporais


O XIII Encontro Estadual de História, que será realizado em Londrina, no período de  12 a 15 de outubro de 2012, terá um GT destinado a discutir a História do Esporte, Lazer e Práticas Corporais. 
A proposta do GT partiu dos Drs. Miguel Archanjo de Freitas Junior – UEPG e Luiz Carlos Ribeiro - UFPR, membros do NEFS (UFPR).






Veja a ementa que orienta os trabalhos do GT. 
ST 25 - HISTÓRIA DO ESPORTE, LAZER E PRÁTICAS CORPORAIS
Miguel Archanjo de Freitas Junior – UEPG
Luiz Carlos Ribeiro - UFPR
A quebra dos paradigmas tradicionais da História e a abertura para novos temas e novos objetos, configurado hoje no que podemos denominar de História Cultural ou Nova História Política, têm exigido a discussão e o aprofundamento dessa renovação no que se refere à questão epistemológica, à diversidade das fontes e aos referenciais teóricos apropriados para tratar tais temáticas emergentes, como o esporte, o lazer e outras práticas físicas.
A produção historiográfica sobre estas temáticas no Brasil tem acompanhado o panorama internacional e avançado na compreensão do fenômeno esportivo. Com espaços em eventos nas áreas de antropologia e sociologia, faz-se necessário consolidar o debate no âmbito da ANPUH, congregando pesquisadores de diferentes instituições.
O propósito desse simpósio temático é o de historicizar as práticas corporais, sobretudo, aquelas compreendidas como fenômenos culturais contemporâneos – o esporte e o lazer. Assim, a ideia é refletir acerca das possibilidades de análise social, econômica, política e/ou cultural que tais temas permitem.
Como uma área de conhecimento essencialmente interdisciplinar, o binômio “esporte e lazer” – nossa proposta para este Simpósio Regional de História – busca nesta interface acadêmica promover um balanço crítico e o diálogo ampliado acerca daquilo que tem sido produzido nas últimas décadas.


Interessou-se? Confira os prazos.


10/04 a 20/05 – Inscrições de comunicações nos Simpósios Temáticos 
15/07- Divulgação dos trabalhos aprovados. Emissão das Cartas de Aceite
20/07 – Prazo final para a entrega dos textos finais.