domingo, 29 de abril de 2012

Crônica da Semana


De Campinas a Munique, os favoritos saem e os “azarões” ficam!
por Everton Cavalcante

Acompanhando os programas esportivos pude notar que de cada 10 jornalistas, 9 palpitaram as semifinais do Campeonato Paulista e da UEFA Champions League de maneira conveniente. Porém, os comentaristas esqueceram que de previsibilidade o futebol tem muito pouco, ou quase nada.


O derbi semifinalista em São Paulo, veste preto e veste verde, cores de Corinthians e Palmeiras? Não, não meus caros! No domingo, estas cores farão referência a Ponte Pretanos e Bugrinos. O derbi campineiro que a anos não ganha destaque nacional, levará um dos dois interioranos a final do Paulistão. O Guarani, único clube do interior do Brasil a levantar um troféu do Campeonato Brasileiro da Série A em 1978, é o time de maior projeção nacional (entre os dois), enquanto a Ponte Preta, se destaca por uma maior tradição a nível estadual, jogando 5 finais de Campeonatos Estaduais contra apenas uma dos bugrinos. Uma história que vem sendo escrita desde 1912 e terá mais um capítulo no domingo, mexe e reergue uma das maiores rivalidades do País. Quem nasce em Campinas, é Bugrino ou Ponte Pretano e domingo todas as atenções estarão no lendário Brinco de Ouro da Princesa, palco de Zenon, Neto e Careca, entre outros craques do futebol brasileiro.

Eu mesmo desacreditei quando vi o gol de Ramires! Assim como todos, eu apostava no Barcelona de Messi. Mas até mesmo o melhor do mundo é passível de erros, sim, Messi joga futebol e de exato o futebol não tem nada. Mesmo com um jogador a mais, um pênalti, toda a torcida a favor e a credencial de ter sido campeão da Champions em três das últimas seis edições, o Barcelona perdeu para o Chelsea de Ramires (autor de um golaço), que fez forte marcação no segundo tempo e segurou o clube catalão no Camp Nou.

Do outro lado da Espanha, a felicidade seria completa com uma vitória Madridista, sendo que a confiança no décimo título Europeu era gigantesca. Cristiano Ronaldo era a aposta para o jogo de volta, estádio lotado, expectativa toda voltada para os jogadores do Real Madrid. Porém, o que se viu foi um Bayern muito determinado a fazer história e jogar a final da Champions League em seu estádio. Muito bem postado, os alemães tiveram na frieza e garra de Lahn para segurar o atacante português e nos dribles de Robben e Ribery, armas que levaram o time da Baviera para Munique a espera do Chelsea. E como em uma semana em que os favoritos foram caindos um à um, Cristiano Ronaldo perdeu pênalti que colaborou significativamente para a eliminação do favorito Real Madrid do maior Campeonato de Clubes do Mundo.

No futebol existem favoritos e azarões, mas que fique claro, após qualquer comentário, ainda existe um jogo que necessita ser jogado!