domingo, 22 de abril de 2012

Masculinos e Femininos no futebol brasileiro: Outsiders e Estabelecidos na ideologia social


Por: Bruno José Gabriel (UEPG)

 Quando abordamos as relações – ou relações hierarquizadas - de gênero na sociedade brasileira, os machistas de plantão logo posicionam as mulheres no fogão, na limpeza do lar, no cuidado do legado. Essas mulheres jogadoras polivalentes, titularíssimas, imprescindíveis para o esquema tático dos times dos homens, e tem mais, provavelmente sejam escaldas com a camiseta número 10 e a faixa de capitão. Imaginem essa escalação na Índia, por exemplo, acho que teríamos problemas em escalar tantos craques juntos no meio campo...

Brincadeiras a parte, para muitas sociedades a mulher bate um bolão no cenário salientado acima. E no grandioso futebol, desporto capaz de despertar inúmeras emoções, intrínsecas e inerentes em todo o brasileiro, de parar um país e todos os outros desportos, qual o papel, a importância, a essencialidade da mulher?  
Estas indagações contrastantes formam o cenário futebolístico feminino no Brasil. Em um papo no boteco – reduto onde os homens são atores protagonistas nas discussões sobre o futebol - Oricchio (2006) provavelmente diria, “as mulheres tem um papel bastante importante no futebol, posicionadas nas arquibancadas ou camarotes e torcer por seus familiares ricos da nobreza” – não esqueçamos que nos primórdios o futebol era uma prática desportiva da elite. Capellano apud Ecoten et. al. (2010) corroboraria neste sentido e ainda diria ao velho amigo, “não esqueçamos que nossas patrícias elas foram essenciais para a criação do termo “torcer”, quando controlavam suas emoções nas arquibancadas “torcendo” panos. Knijnik (2006) em um processo reflexivo diria: Realmente elas são bastante importantes para o futebol “quando elas sabem o que é lei do impedimento, palmas para elas”.
Esse quadro humorístico e sarcástico –  também muito decepcionante – é uma mistura de acontecimentos e um discurso relacionado a mulher e o futebol no Brasil. Mesmo com todo o desvelamento histórico envolvendo as mulheres e o futebol, algumas essas ideologias e discursos permanecem inalteradas nas sociedades modernas – também no pensamento dos homens.
Aconselharia os pensadores sobre o futebol, que tratassem com mais atenção e carinho para o futebol feminino no Brasil, ao observem um aspecto bastante interessante sobre o futebol feminino versus masculino, que será salientado no quadra abaixo:


Melhores Jogadores (as) do Mundo nos Últimos Seis (06) anos

Anos
Masculino
Nacionalidade
Feminino
Nacionalidade
2006
Fábio Cannavaro
Italiano
Marta
Brasileira
2007
Kaká
Brasileiro
Marta
Brasileira
2008
Cristiano Ronaldo
Português
Marta
Brasileira
2009
Lionel Messi
Argentino
Marta
Brasileira
2010
Lionel Messi
Argentino
Marta
Brasileira
2011
Lionel Messi
Argentino
Homare Sawa
Japonesa


Acho que nos últimos anos, no que se refere ao individualismo, as mulheres que são as atrizes protagonistas do cenário futebolístico. Vamos pensar nesse aspecto? Nossas mulheres já merecem mais oportunidades!