quarta-feira, 18 de abril de 2012

Torneio entre operários em Itaquera tem grama cinza e refletor da Copa


 

Construtora responsável pelas obras do estádio de Itaquera, a Odebrecht pretende inaugurar o gramado da arena até o fim de março. Porém, não se trata do piso definitivo para a abertura da Copa de 2014, e sim da montagem de uma estrutura provisória para receber um torneio interno entre operários da obra, apelidado de "Brasileirinho".


De acordo com o site "Globoesporte.com", a Odebrecht já encomendou o gramado sintético para o "Brasileirinho" com um agrado aos funcionários: a grama não será verde, mas cinza. Tudo por conta da rivalidade entre o Corinthians, proprietário do estádio, e o Palmeiras.

"Eu costumo ouvir muito esse negócio de rivalidade aqui no canteiro. Então, na hora de projetar a quadra, encomendei grama sintética cinza. O campo para os funcionários não terá nada de verde", detalhou o gerente de operações da arena corintiana, Frederico Barbosa.

Além disso, o espaço onde será construída a quadra, na área que abrigará os estacionamentos do estádio, vai servir de cobaia para a Copa de 2014. É que a Odebrecht pretende aproveitar o "Brasileirinho", com início previsto para o mês de maio, para testar refletores e o sistema de iluminação que será utilizado no Mundial.

"Vamos aproveitar a quadra nova para testar os refletores que vamos utilizar no estádio. Serão os mesmos da Copa do Mundo", garantiu Frederico Barbosa.
A Arena Corinthians tem quase 30% das obras concluídas e, no momento, o setor mais adiantado é o lado leste das arquibancadas, com quase da metade do trabalho executado.

fonte:http://www.portal2014.org.br/noticias/9311/TORNEIO+ENTRE+OPERARIOS+EM+ITAQUERA+TEM+GRAMA+CINZA+E+REFLETOR+DA+COPA.html

Texto sugerido e com comentários de Bruno José Gabriel           
 O presente comentário sobre a reportagem titulada “Torneio entre operários em Itaquera tem grama cinza e refletor da Copa” se deu devido à temática referente ser um dos conteúdos que serão problematizados na disciplina da Pós-Graduação de História – História, Cultura e Poder I.

            A reportagem é bastante restrita, entretanto ao analisarmos com certo distanciamento verificamos alguns pontos bastante interessantes para discussão:

- O estádio do Corinthians sediará a abertura do Mundial de 2014, ou seja, representará o país. Entretanto, onde fica a identidade clubística neste momento? Ela se mistura com a identidade nacional? E o descontrole controlado das emoções, onde fica neste momento?

- Mesmo que em proporção menor, a reportagem retrata de forma bastante significativa a inter-relação presente entre a identidade nacional e a clubística. Mesmo sendo o estádio do Corinthians, um estádio que representará todas as torcidas clubísticas de uma vez, a rivalidade se mostra presente neste processo de construção.
            Com o objetivo de agradar os operários, a construtora Odebrecht organizou um campeonato interno para os mesmos. Entretanto a grama da quadra onde ocorrerá o campeonato interno será cinza. Cinza? Isso mesmo, cinza, pois nenhum detalhe pode lembrar na Arena corintiana pode lembrar o seu principal rival.
            Neste sentido Frederico Barboza, gerente de operações da arena corintiana foi enfático ao dizer “Eu costumo ouvir muito esse negócio de rivalidade aqui no canteiro. Então na hora de projetar a quadra, encomendei grama sintética cinza”.

- No final todos estarão unidos, torcendo pelo selecionado nacional na Copa do Mundo e neste momento os grupos clubísticos se tornam universal. O futebol moderno, desperta vários sentimentos como: Amor e ódio, distinção e pertencimento, e às vezes todos esses ao mesmo tempo. Talvez por isso o futebol seja um campo de estudo tão instigante e desafiador, já diria Oricchio (2006) ao retratar a dificuldade manter certo distanciamento do objeto de estudo futebol sem perder seus detalhes tênues, e também de se aproximar e o influenciá-lo devido os seus sentimentos e emoções.