domingo, 26 de agosto de 2012

Crônica da Semana


Palestra com o prof. Augusto Nascimento Diniz: “Significação política e social do desporto em São Tomé e Príncipe, do colonialismo ao tempo presente”.
Por Daniel Ferreira, mestrando em História pela UFPR



O Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade, recebeu nesta quinta feira dia 23 de agosto, o professor Dr. Em sociologia Augusto Nascimento Diniz. O professor da Universidade de Nova Lisboa, apresentou a palestra intitulada “Significação política e social do desporto em São Tomé e Príncipe, do colonialismo ao tempo presente”.


Como se depreende pelo título, a palestra enfocava o viés político do desporto nas referidas ilhas africanas ( ex-colônias portuguesas ), sobretudo o futebol. Diniz esteve nas ilhas desde a década de 1980, onde desenvolveu vários estudos.

Para o caso do futebol expôs - entre outras abordagens - que a prática do esporte já existia na ilha, entretanto na década de 1960 houve um incentivo, pela colônia, para sua prática mais disseminada com fins políticos. A ideia seria “civilizar”, integrar pelo desporto, e ao mesmo tempo manter sob domínio, visto que se tratava de uma sociedade marcadmente pautada pela reverência e obediência, e que portanto desconhecia a livre expressão das divergências, expressas de forma controlada pelo futebol.

Nessa época os roceiros foram convidados a cooperar nessa disseminação. O campeonato provincial entre clubes – os quais tinham nomes semelhantes ao dos clubes portugueses - passou a ser mais organizado e abrangente, e paralelamente também se disputava o campeonato entre os militares.

Entre outras questões, o sociólogo afirmou também que durante o desenvolvimento do futebol nas ilhas, este também poderia oferecer um espaço de manifestação mais clara, de alteridades de raízes sociais e raciais.

Também, apresentou-nos fotos de “mesas de pebolim” e “campos de futebol” (bem diferentes de campos de clubes de futebol profissionais brasileiros) das ilhas. Ainda, nos disse que atualmente há poucas formas de lazer para a população na região, predominado o futebol, e que no pós independência, espaços de antigas roças foram dominadas por crianças e adolescentes na prática do futebol.