segunda-feira, 27 de maio de 2013

Crônica da Semana


Aposentaria do Astro 

por Jackson Fernando Mosko, graduado em Educação Física


Muito mais do que um bom jogador de futebol, David Beckham revolucionou a carreira de jogador de futebol, e os números em torno dele comprovam esta revolução. 

Beckham é o jogador mais rico em atividade, com uma fortuna estimada em mais de 600 milhões de reais. Este rendimento astronômico se deve aos inúmeros contratos de publicidade que, só no ano passado, renderam aproximadamente 70 milhões de reais, número superior ao faturamento de muitas equipes da serie A do campeonato brasileiro. Outros números reforçam ainda mais o status de ASTRO que Beckham adquiriu ao longo da sua carreira. O jornal inglês Daily Mail, em pesquisa realizada no ano passado, disse que o jogador inglês rendeu aos clubes que defendeu mais de 3 bilhões de reais e que foram vendidas mais de 10 milhões de camisetas com seu nome, isso sem considerar aquelas não oficiais que comumente vemos em nosso país. 

O jogador sempre conseguiu atrair a atenção da mídia e, em consequência, dos patrocinadores, seja pelo bom futebol praticado, pelos penteados, ações sociais ou estilo único, a verdade é que David sempre lançou moda e conseguiu como ninguém aliar a sua carreira de jogador a de astro internacional. 

Com uma carreira vitoriosa, Beckham nunca chegou a ser eleito pela FIFA como melhor jogador do mundo, ficou em segundo lugar nos anos de 1999 e 2003, fato que poderia atrair ainda mais patrocinadores para o jogador. 

Aos 38 anos, o Superstar decidiu encerrar a carreira em um grande clube europeu, continente em que mais atuou – representando clubes como Manchester United, Real Madrid, Milan e o clube francês Paris Saint-Germain. Mas o atleta também atuou nos EUA, nos Los Angeles Galaxy. 

A verdade é que o futebol vê a aposentaria do seu maior astro nos últimos anos, David Beckham pode não ter sido um fenômeno dentro do campo, mas é inegável que ele atingiu o status de POP STAR do futebol mundial. E os valores por ele atingidos comprovam isso.