quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A estatização das transmissões de futebol na Argentina Uma análise sbre como as mudanças políticas, econômicas e estruturais no país sul-americano resultaram nesse processo

por Felipe Bigliazzi Dominguez*


Introdução

Agosto de 2009. Buenos Aires amanhecia triste e o gélido vento do rio de La Plata se fazia sentir. Aquela singela melancolia tinha um forte motivo: a primeira rodada do Torneio Apertura - a primeira divisão do futebol argentino - havia sido cancelada. Pelos Cafés da Avenida Corrientes não era possível encontrar vestígios daquela portenha tradição de discutir futebol. A causa, razão ou circunstancia pelo ocorrido, tinha uma sinistra origem: a disputa pelos direitos de transmissão dos jogos do campeonato argentino de futebol.

Uma verdadeira guerra entre o Governo Federal – comandado pelo casal Kirchner – e o grupo midiático mais importante da Argentina – Clarín - que culminou com a estatização das transmissões dos jogos da primeira divisão do futebol local. O episodio serviu para desnudar toda a obscura estrutura, não só do futebol, como de todo um país.

A perda de um de seus negócios mais rentáveis foi o mais duro golpe recebido pelo grupo Clarín em sua disputa particular contra o casal Kirchner. Julio Humberto Grondona - um dos homens mais ricos e poderosos da Argentina – tornou-se o fiel da balança, mostrando uma vez mais o circulo mafioso por trás do alto escalão do futebol local.
Quer ler todo o texto, clique aqui

Fonte:http://www.universidadedofutebol.com.br/2010/11/1,14875,A%20ESTATIZACAO%20DAS%20TRANSMISSOES%20DE%20FUTEBOL%20NA%20ARGENTINA.aspx?p=4

Texto sugerido por Edson Hirata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.