segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Crônica da Semana


O mundo subterrâneo do futebol
Edson Hirata 

 

Na última semana tive o privilégio de participar de uma missão acadêmica em Brasília, mais especificamente nas Bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e no Setor de Arquivo do Senado. O objetivo da atividade era localizar fontes que pudessem contribuir com meu estudo sobre o debate político acerca do processo de construção, discussão e aprovação da legislação esportiva, sobretudo pós 1990.

A programação do primeiro dia estava vinculada à Biblioteca da Câmara. Os contatos iniciais com os funcionários foram muito motivadores. Pessoas simpáticas, solícitas e especialmente comprometidas em contribuir com minha busca. Apesar de já gozar de certa familiaridade com o site da Câmara, os servidores da Biblioteca ensinaram o uso de algumas ferramentas que facilitariam a pesquisa.

Depois desse treinamento, utilizei o resto do primeiro dia e parte do segundo para vasculhar os arquivos digitais da Câmara. Trabalho exaustivo, mas extremamente compensador. Localizei notas taquigráficas de audiências públicas realizadas pela Câmara dos Deputados com agentes importantes para o campo esportivo naquela altura, tais como: Secretário Nacional de Esportes, representantes da Federação de Atletas Profissionais do Futebol, ex-jogadores e jogadores, presidentes das entidades administrativas nacional e estaduais, especialistas em direito desportivo, dentre outros.

Além dessas audiências públicas, foi possível mapear também alguns discursos de parlamentares durante as discussões das leis Zico, Lei Pelé e Estatuto do Torcedor. Entretanto, o levantamento dessas fontes, que são muitas, é uma das próximas tarefas a serem cumpridas.

No segundo dia e no terceiro dia, estive no Senado Federal e no Arquivo do Senado. Lá, eu tive acesso aos documentos originais da Lei Zico, Lei Pelé e Estatuto do Torcedor que tramitaram na Câmara dos Deputados e Senado Federal. Estes documentos também apresentam uma série de indícios que podem colaborar no sentido de identificar as posições defendidas pelos parlamentares em assuntos específicos do futebol.

Assim, mais do que simplesmente relatar do que se trata a legislação esportiva de um período, este material coletado pode contribuir para a discussão de questionamentos mais profundos, ou seja, verificar quais vozes dominaram a discussão, quais foram caladas e quais sequer foram ouvidas. Nesse jogo de poder, quem defendia os interesses dos clubes, das federações estaduais e CBF, dos atletas, do poder executivo, enfim, como foi jogado o “jogo” fora do gramado.