segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Filhos de tetracampeões são convocados para Sul-americano sub-20


O meia Rafinha Alcântara foi convocado para defender a Seleção Brasileira no Sul-americano sub-20

O técnico Emerson Ávila anunciou a convocação da Seleção Brasileira que disputará o Sul-americano sub-20 entre janeiro e fevereiro, na Argentina. O treinador formulou uma lista com jogadores que se destacaram no futebol nacional e apostou as suas fichas nos filhos de dois campeões da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos: Mattheus e Rafinha Alcântara.

Mattheus, do Flamengo, é filho de Bebeto e ficou famoso após o seu pai comemorar um dos gols contra a Holanda, nas quartas de final, em sua homenagem. Já Rafinha é filho de Mazinho e defende o Barcelona. Diferente de seu irmão Thiago Alcântara, o atleta ainda tem condições de representar a Seleção em torneios de todas as categorias.

Embora Rafinha tenha defendido a seleção espanhola sub-19, o regulamento da Fifa crava que apenas convocações para as equipes principais invalidam a participação de um atleta por seu país de origem. O jogador tem dupla cidadania e só não terá a companhia de Thiago Alcântara porque o meia já foi escolhido para representar a Fúria de Vicente del Bosque.

O destaque da lista também vai para a presença de Dória, Jadson e Bruno Mendes, que defenderam o Botafogo no Campeonato Brasileiro. O atacante Ademilson, do São Paulo, o meia Felipe Anderson, do Santos, e o zagueiro Marquinhos, ex-Corinthians e atualmente na Roma, também integram a lista formulada por Emerson Ávila.

A convocação divulgada nesta segunda-feira terá cinco atletas cortados até o início da disputa do Sul-americano. A Seleção Brasileira integra o Grupo B da competição e estreará em 9 de janeiro, contra o Equador. O time canarinho também enfrentará Uruguai, Peru e Venezuela no torneio que garantirá quatro vagas para o Mundial da categoria.

Fonte: http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2012/11/selecao-brasileira/filhos-de-tetracampeoes-sao-convocados-para-sulamericano-sub20.html

Sugestão e Comentário de Bruno José Gabriel.

No campo futebolístico, é uma velha máxima os filhos dos grandes craques também se aventurarem nos gramados. Entretanto o dito popular “filho de peixe, peixinho é” não se apresentava como uma constante. Neste sentido, basta recordar de Thiago de Sá Coimbra, Felipe Barreto Adão e Josimar Higino Pereira Júnior, respectivamente filhos de: Zico, Cláudio Adão e Josimar.

Nesta reportagem são destacados dois nomes que podem quebrar este paradigma. São eles, Mattheus filhos do tetracampeão Bebeto e Rafinha Alcântara filho do também tetracampeão Mazinho. Ambos foram convocados para defender o selecionado nacional no Sul-americano Sub 20 que ocorrerá na Argentina entre Janeiro e Fevereiro de 2013.