segunda-feira, 22 de julho de 2013

Alex faz a diferença e arranca empate para o Coxa diante do Peixe



Em uma partida muito movimentada na Vila Belmiro, o Santos perdeu um caminhão de oportunidades e não passou de um empate em 2 a 2 diante do Coritiba, que tinha em seu lado Alex, que buscou o ponto para manter a invencibilidade do time no Campeonato Brasileiro 2013. Enquanto a equipe paulista chega aos 12 pontos, ainda próximo do G-4 da competição, o Coxa, com 16 pontos, fica com a vice-liderança.

Depois de muito equilíbrio nos primeiros minutos, o Peixe abriu o placar aos 20 minutos da primeira etapa, com Neílton, que entrou na área com liberdade, recebeu na medida e empurrou para o fundo das redes. O empate veio com Alex, aos 41 minutos, tocando por cima de Aranha para marcar. Depois do intervalo, Cícero, aos 19 minutos, fez o segundo. Mas Alex, aos 42 minutos, apareceu para igualar.

Na próxima rodada, o Santos vai a Campinas, onde no sábado encara a Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli. Já o Coritiba terá pela frente o Vitória, domingo, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba.

O jogo – A partida começou brigada na Vila, com as duas equipes buscando o ataque e enfrentado forte marcação. Aos dois minutos, Cícero cobrou falta venenosa e Vanderlei espalmou para salvar. O Coxa respondeu com Júnior Urso, que arriscou de fora da área, mas sem força, fácil para Aranha. A equipe alviverde errava muitos passes no meio-campo, proporcionando alguns contra-ataques ao Peixe.

Lancei incrível aos 11 minutos. Robinho deixou para Alex, que invadiu a área e acertou a trave. No rebote, Deivid, de frente para o gol, mandou pela linha de fundo. O Coritiba subiu de produção e tinha maior posse de bola no ataque. Pelo lado do Santos, sem conseguir entrar na defesa coxa-branca, Montillo arriscou um petardo, de longe, e a boa passou com perigo. Victor Ferraz respondeu de pronto, aos 17 minutos, entrando em diagonal e batendo no ângulo, para fora.

O Peixe chegou ao gol aos 20 minutos, em jogada pela direita que sobrou para Neílton, que com liberdade, dentro da área, só teve o trabalho de empurrar para as redes. O Coritiba sentiu o gol e passou a dar mais espaço. Aos 29 minutos, Galhardo chegou pela direita e mandou a bomba pela linha de fundo. Jogada individual de Alex, aos 36 minutos, e chute saiu torto. Tabela santista na área, aos 39 minutos, e Wiliam José aparece na frente de Vanderlei para arrematar para fora. Aí apareceu o talento de Alex, que aos 41 minutos recebeu com liberdade e com um toque de categoria por cima de Aranha deixou tudo igual.

Para a etapa final, a mesma formação para as duas equipes. Aos dois minutos, Neílton recebeu lançamento em profundidade e Victor Ferraz apareceu para travar e impedir a conclusão da jogada. Ataque coxa-branca, aos nove minutos, o estreante Ibérbia deixou a defesa para trás e bateu em cima de Edu Dracena. O Peixe era um pouco superior, mas sem poder de definição.

Alex voltou a aparecer com um cruzamento preciso, aos 16 minutos, que encontrou a cabeçada certeira de Chico, que parou nas mãos de Aranha. Após cobrança de escanteio, Chico desviou e a bola beijou a trave. Mas a resposta foi fatal. Depois de cobrança de falta, Cícero subiu na área e testou firme para balançar as redes. Neílton chegou a marcar, aos 21 minutos, mas o árbitro anotou impedimento.

O Coxa quase chegou ao empate com Bottinelli, que recebeu na área e com oportunismo desviou pela linha de fundo. O jogo pegou fogo e, aos 23 minutos, bela jogada individual de Montillo, que carimbou a trave. No rebotem Giva bateu a queima roupa e Vanderlei fez milagre. Após quase dois anos fora dos gramados, Keirrison entrou em campo aos 33 minutos. Mas quem quase marcou foi Giva, que parou mais uma vez em Vanderlei. É quando Alex, sempre ele, surge no meio da defesa em bela tabela e chuta no cantinho para deixar tudo igual, aos 42 minutos.


Sugestão e comentário de Bruno José Gabriel.

Passada a ressaca, devido aos festejos do “show de bola” do selecionado nacional em cima dos espanhóis na Copa das Confederações, a atenção dos brasileiros aficionados em futebol se volta para o Campeonato Brasileiro-13. A mesma torcida que outrora se uniu sob o símbolo verde amarelo, novamente se separa (até o ano que vem – Copa-2014) e volta ao seu clã regional.

Nesse sentido, hoje tivemos os dois representantes paranaenses na primeira divisão em campo: O Atlético-PR empatou com o supercampeão Corinthians (1 x 1); e o Coritiba perdeu a liderança, após também empatar com um clube de São Paulo, o Santos (2 x 2). Vale ressaltar, a diferença de se ter um craque em campo, ele, sempre ele resolvendo para o Coxa, o SUPER ALEX!