domingo, 17 de outubro de 2010

Futebol, política e violência

Hooligans sérvios teriam sido pagos para interromper o jogo Itália-Sérvia

De acordo com informações da imprensa servia, dois chefes de gangues criminosas servias teriam pago mais de 200 mil euros a torcedores para provocar a interrupção do jogo de qualificação do Euro-2012, entre Itália e Servia, na última terça-feira, na sequência de atos violentos ocorridos nas arquibancadas.
 «Mais de 200 mil euros teriam sido pagos a cerca de sessenta holigans pela organização, viagem à Itália, equipamentos e provocação de desordens que resultaram na interrupção do jogo (12 de outubro, à noite) em Genes», afirma o jornal Politika, citando uma fonte próxima às investigações. Segunda essa mesma fonte, a suspeita cai sobre dois chefes fugitivos da máfia local. Um traficante de cocaína, acusado também de lavagem de dinheiro, e outro cuja atividade criminosa está relacionada a vários assassinatos, roubo e comportamento agressivo.
É provável que os dois «tenham financiado as desordens por que eles são interessados a que um caos seja criado no interior do Estado servio », teria explicado a fonte. A polícia investiga também possíveis ligações entre a ação dos torcedores e personalidades insatisfeitas com a administração da Federação Servia de Futebol. O jornal Politika estima essa hipotese como menos provável.
O jogo, inicialmente atrasado em meia hora em razão do comportamento violento dos torcedores servios, foi interrompido pelo árbitro após seis minutos de jogo, quando alguns torcedores lançaram bombas de fumaça no campo e sobre os torcedores italianos. O jogo estava zero a zero. O enfrentamento entre torcedores servios e a policiais resultou em 16 feridos, sendo dois em estado grave, e pelo menos 17 torcedores servios foram presos. A polícia servia prendeu ainda outros 35 torcedores, quando estes retornaram da Italia.
O ministro servio do interior, Ivica Dacic, prometeu uma investigação exaustiva sobre o acontecido.
Texto sugerido por Luiz Carlos Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.