sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Procurador da República recebe pedido para investigar Ricardo Teixeira, no Rio de Janeiro

19/09/2011 - 18h10

Roberto Pereira de Souza
Em São Paulo
Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do COL, na mira da Justiça
  • Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do COL, na mira da Justiça
O procurador da República no Rio de Janeiro, Marcelo Freire, da vara criminal, está com a missão de analisar o pedido de investigação contra Ricardo Teixeira, por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Freire está lendo os documentos e ainda não divulgou qual será o primeiro passo de seu inquérito.

O pedido de investigação criminal foi feito junto à Procuradoria Geral da República, em Brasília, em julho. Depois de análise feita pelo Grupo de Trabalho que reúne procuradores federais, representantes das 12 sedes da Copa 2014, decidiu-se pelo envio da petição ao Rio de Janeiro, cidade onde reside o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira.

A petição é assinada pelo presidente do Partido Republicano Brasileiro,Marcos Pereira. A bancada do PRB é formada majoritariamente por evangélicos. O partido usou a série de denúncias que a Rede Record levou ao ar contra os negócios de Teixeira dentro e fora do Brasil.

No Rio de Janeiro, foi tomada outra decisão para agilizar o processo: distribuir o caso para uma vara criminal e o contemplado acabou sendo o procurador Marcelo Freire.

Ricardo Teixeira também preside o Comitê Organizador Local da Copa 2014. As denúnicas contra ele são antigas desde a saída de seu ex-sogro João Havelange nos 70. Há quase dez anos, foi formada no Senado uma Comissão Parlamentar de Inquérito para levantar as piores denúncias contra Teixeira e a CBF.

O relatório de número 2 da CPI é bastante revelador, quanto ao estilo empreendedor de Teixeira: em alguns anos, ele chegou a trazer do exterior US$ 36 milhões, na forma de empréstimo para a CBF, junto a bancos estrangeiros. Um dos bancos era dirigido por financistas brasileiros. O que causou espanto foi a descoberta do  nome do único avalista:  era o próprio Teixeira.

Interrogado, o presidente da CBF foi simplista:
"Faço a mesma coisa que João Havelange fazia enquanto dirigia o o futebol brasileiro".
Havelange deixou de dirigir o futebol brasileiro em 1974, quando assumiu a Fifa. Recentemente, a BBC de Londres fez uma série de reportagens sobre corrupção no futebol internacional. Parte das denúncias, segundo o jornalista escocês Andrew Jennings, atingiram Ricardo Teixeira e João Havelange.

Em visita ao Brasil, Jennings afirmou que os dois brasileiros teriam feito um acordo com a Justiça suíça para não serem incriminados. O jornalista garante que Havelange e Teixeira teriam devolvido cerca de US$ 9  milhões, recebidos supostamente como proprinas eleitorais e negócios ilícitos.

fonte: http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/09/19/procuradoria-criminal-recebe-pedido-de-investigacao-contra-ricardo-teixeira-no-rio-de-janeiro.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.