segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Uma visão sobre o futebol latino americano


Entre os dias 6 e 9 de setembro realizou-se na cidade de San Fernando, Espanha, o XVI Congresso Internacional de AHILALa Associación de Historiadores Latinoamericanistas Europeus (http://www.ahila.net/). Por iniciativa do historiador alemão Stefan Rinke, da Freie Univesität de Berlin, foi organizado pela primeira vez nesse evento um simpósio temático sobre futebol: “Historia del Fútbol en América do Sur”. A proposta tinha inicialmente a co-organização do pesquisador Julio Frydenberg (Universidade de Buenos Aires), substituído por problemas institucionais pelo também argentino Diego Armus, atualmente atuando no Swarthome College, EUA.
Para nós latinos americanos e estudiosos do futebol, a realização desse simpósio tem uma singular importância. Como o próprio título informa, a AHILA é uma iniciativa de historiadores europeus especializados na América Latina.
A AHILA foi criada no final dos anos 1970 e consolidada nos anos 1980, uma conjuntura marcada pelo apogeu e crise da chamada “guerra fria”, movimento político-ideológico no qual a América Latina era vista, pela sua fragilidade política, como lugar propício tanto para ditaduras de direita quanto para ensaios revolucionários de esquerda. Portanto, temas políticos como colonização, independência e revolução eram lugares comuns entre os latinoamericanistas europeus.
A introdução do tema “futebol” (ou fútbol, em castelhano) marca um reposicionamento temático e epistemológico dessa tradicional entidade de historiadores, apesar do predomínio das temáticas consolidadas.
Destaco, nesse sentido, o fato de a presidente da AHILA, a Dra. Marianne Wiesebron (Universiteit Leiden – Holanda) ter assistido toda a sessão do simpósio sobre futebol, por que queria saber como era isso de se estudar o futebol.
Mas é claro que nesse momento o futebol ainda é um objeto exótico entre os historiadores, tanto europeus quanto latino americanos. Porém, ele mostra sinais de vitalidade e precisa afirmar-se no campo científico das ciências humanas, em especial na História.
Sobre o simpósio propriamente dito, destaco a ausência de vários inscritos, principalmente da América Latina. Estava curioso para ouvir os bolivianos, uruguaios, chilenos e argentinos. Mas o que predominou foram os brasileiros. Entre os não brasileiros, destacaria a fala do Stefan Rinke, em especial seus comentários sobre a necessidade de avançarmos na análise teórica das emoções e sentimentos relacionados ao futebol. Também seleciono a participação da pesquisadora italiana Camilla Gatarulla, que analisou a reação da imprensa e dos intelectuais italianos diante do regime autoritário argentino na Copa de 1978. Assim como o trabalho do argentino radicado nos EUA, Diego Armus, que discutiu a inserção do futebol nas escolas argentinas, entre o final do XIX e início do XX.
De modo geral foi marcante a perspectiva de estudos comparados, seja de períodos diferentes ou de atores sociais: Itália/Argentina, futebol/cinema, escola/futebol, Copa de 1950/2014 ou de processos relacionando futebol e identidade nacional.
Dada a pequena representação de pesquisadores europeus, não foi possível verificar a existência de uma visão europeia sobre o futebol latino americano. Ao contrário, predominou de forma visível a visão latina americana (e predominantemente brasileira) sobre futebol e identidade nacional, seja simplesmente afirmando-a, seja questionando a sua consistência.
Finalmente, considero que uma representação do Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade no evento abre significativos caminhos para um processo de internacionalização do grupo. O próximo evento ocorrerá em 2014 e será organizado pelo nosso colega Stefan Rinke, em Berlin, e tenho certeza nossa representação será numérica e qualitativamente ampliada.
Dr. Luiz Carlos Ribeiro
Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade
Departamento de História/UFPR






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.