segunda-feira, 11 de junho de 2012

"INTERCOM se rende de vez ao Esporte"


Com o tema deste ano chamado: "Esportes na Idade Mídia - diversão, informação e educação", a INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, uma das principais associações de estudos de Comunicação em nosso país, dedica mais espaço ainda para a análise da relação entre o campo esportivo e as diferentes formas de mídia em seu Congresso Nacional a ser realizado de 3 a 7 de setembro em Fortaleza (CE), na UNIFOR.

Mas, você conhece a Intercom? De acordo com o site institucional, temos as seguintes informações:
"A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, como também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade. Fundada no dia 12 de dezembro de 1977 em São Paulo, a Intercom preocupa-se com o compartilhamento de pesquisas e informações de forma interdisciplinar.

Além de encontros periódicos e simpósios, a instituição promove um Congresso Nacional – evento de maior prestígio na área de pesquisa em Comunicação, que recebe média de 3.500 pessoas anualmente, entre pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior. O evento, sediado em cidade escolhida pelos sócios no ano anterior, é precedido de cinco Congressos Regionais.
A instituição ainda é responsável pelo lançamento de livros e revistas especializados em Comunicação, além da busca por parcerias com entidades de mesmo objetivo, institutos e órgãos de incentivo à pesquisa brasileiros e estrangeiros. Esse intercâmbio é um incentivo à formação científica, tecnológica, cultural e artística, além de uma forma de capacitar professores, estudantes e profissionais da Comunicação."

Desta forma, o Congresso Nacional é uma oportunidade ímpar para o diálogo entre as áreas do conhecimento como História, Sociologia, Antropologia, Literatura e a Comunicação, dentre outras.

Cabe ressaltar que o Grupo de Pesquisa sobre "Comunicação e Esporte" tem, em todo ano, discutido trabalhos acadêmicos que tratam desta relação entre esportes e mídia.



Sugestão de evento e comentários do Doutorando em História (UFPR) André Couto