sexta-feira, 15 de junho de 2012

Seleção alemã faz visita a campo de concentração na Polônia


Em preparação para a disputa da Eurocopa, os jogadores da seleção alemã de futebol visitaram um campo de concentração nazista em Auschwitz, na Polônia, nesta sexta-feira, um dia depois da vitória por 2 a 0 no amistoso contra Israel. Os jogadores e comissão técnica da Alemanha prestaram homenagem às vítimas do Holocausto no campo de concentração, instalado pelos alemães na Polônia e que está situado a 70 km de Cracóvia.


fonte:  http://noticias.uol.com.br/videos/assistir.htm?video=selecao-alema-faz-visita-a-campo-de-concentracao-na-polonia-04020E9A396EC8C12326

Texto sugerido e com comentários (abaixo) do Prof. Dr. André Mendes Capraro (UFPR)
Sempre que se fala da relação futebol e política pensa-se em algo dicotômico, explicito e, sobretudo, negativo... Nós que o pesquisamos sabemos que nem sempre tal relação simbiôntica é polarizada e explícita. Mas no meio acadêmico, entre os pesquisadores do futebol, é quase consenso a sua negatividade.
Pois bem, por mais midiático e pedinte que possa parecer, a notícia da semana aponta para um uso político positivo do futebol. Como está sendo realizada na Ucrânia e Polônia, as comissões de Itália e Alemanha resolveram visitar o campo de extermínio de Auschwitz, prestando homenagem aos mortos nas mãos dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.