segunda-feira, 4 de junho de 2012

Trabalho e lazer na reunião pontagrossense do NEFS


       por Doutorando Ernesto Marczal (UFPR)

O primeiro semestre de 2012 tem sido de intensa, e proveitosa, movimentação para o NEFS (Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade – UFPR). Ao longo dos últimos meses o grupo visitou o Museu do Futebol, em São Paulo, promoveu evento com o Secretario Especial para Assuntos da Copa do Mundo 2014 em Curitiba, o Sr. Mário Celso Cunha, e outro com o professor Michel Raspaud, da Universidade de Joseph Fourier, em Grenoble na França.  Ao longo desses encontros começou a estruturar novas parcerias, esboçando a expansão de seus projetos, planos de investigações acadêmicas e reconhecimento institucional.  


Como desdobramento direto do comprometimento do NEFS com seus afazeres recentes, no último dia 19 de maio, o grupo realizou uma intrépida viagem até a cidade vizinha de Ponta Grossa para um novo momento de reunião, intenso debate e divertida confraternização entre seus integrantes. 

O espaço para o encontro foi cedido pelo Prof. Dr. (mestre churrasqueiro...) Miguel Arcanjo de Freitas Jr, da UEPG, que abriu as portas de sua residência para acolher nosso aguerrido bando de viajantes. Os lideres da nossa caravana (de dois veículos automotores e um motociclista selvagem...) foram os Profs. Drs. (exímios condutores...) Luiz Carlos Ribeiro e André Mendes Capraro. Os quais, em conjunto de nosso anfitrião pontagrossense, formam o imo do grupo de estudos futebolístico.

Saímos de Curitiba por volta das 14:15, singramos o asfalto em direção aos Campos Gerais paranaenses  e chegamos, sem maiores dificuldades, por volta das 16:00. Nosso único contratempo aconteceu já em Ponta Grossa, quando nos perdemos do aventureiro motociclista, o único que sabia com exatidão a localização de nosso destino no interior da horizontalizada urbe.

Resolvido este empecilho, fomos conduzidos pelo próprio prof. Miguel até sua residência, onde formos muito bem recebidos pelo mesmo, sua atenciosa esposa e filhos.

Paralelamente a grande decisão da Champions League, o maior campeonato interclubes do futebol europeu, desenvolveu-se nossa assembléia. Um sacrilégio. Embora o quê alguns lamentassem mesmo era perder as respectivas estréias do Atlético Paranaense e do Paraná Clube pela série B do campeonato nacional. 

Com a TV desligada, iniciou-se o encontro. Como não poderia deixar de ser, estavam em a pauta às atividades mais recentes do grupo, que abriram margem para novas possibilidades de apoio e colaboração entre o NEFS e outras instituições interessadas no estudo do esporte bretão. Entre os temas em debates estiveram os projetos enfocando a Memória do Futebol Paranaense, o estudo comparativo de nossos clubes regionais com os franceses de Grenoble e, principalmente, a Copa do Mundo de 2014 como uma oportunidade única que bate a nossa porta e não pode ser desperdiçada.

Após duradoura troca de idéias, intercambio de opiniões e construção colaborativa das próximas ações do NEFS, transcorreu a esperada confraternização. Sob o aspecto gourmet, os destaques foram os cuidados do chef Freitas Jr na preparação das carnes, assim como da excelentíssima Sra. Josi Freitas nas saladas e no derradeiro cafezinho. Apesar do “arroubo” de ciúmes do motociclista para com o anfitrião, desejoso que estava da atenção exclusiva do dono da casa, o encontro se desenrolou com muito bom humor, com o divertimento de todos dos presentes.  Após o benéfico sábado de estudos e festa, não poderíamos ter retornado para Curitiba mais satisfeitos.