quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Garrincha e Nelson Rodrigues: dois Macunaímas


O belíssimo vídeo do canal 100 sobre o Botafogo e o Garrincha, postado pelo André, conta com duas crônicas mescladas de Nelson Rodrigues. As crônicas são ”Os que negam Garrincha” (1966) e  “Um Gesto de Amor” (1968) e se encontram no livro À sombra das chuteiras imortais, respectivamente nas páginas 119 e 137. Leia na íntegra a crônica do Nelson, como se encontra no vídeo:
Vocês se lembram de Charlie Chaplin, em Luzes da ribalta, fazendo o número das pulgas amestradas? Pois bem, Mané deu-nos um alto momento chapliniano. E o efeito foi uma bomba. Na primeira bola que recebeu, já o povo começou a rir. Aí é que está o milagre: — o povo ria antes da jogada, da graça, da pirueta. Ria adivinhando que Garrincha ia fazer a sua grande ária, como na ópera.
Como se sabe, só o jogador medíocre faz futebol de primeira. O craque, o virtuose, o estilista, prende a bola. Sim, ele cultiva a bola como uma orquídea de luxo. Foi uma das jogadas mais histriônicas de toda a vida de Mané. Primeiro, pulou por cima da bola. Fez que ia mas não foi. Pula pra lá, pra cá, com a delirante agilidade de 58. Lá estava a bola, imóvel, impassível, submissa ao gênio. E Garrincha só faltou plantar bananeiras.
Esse rapaz da Raiz da Serra compensou-nos de todas as nossas humilhações pessoais e coletivas. Vocês sabem que, do nosso lábio, sempre pendeu a baba elástica e bovina da humildade. Em 58, ou 62, o mais indigente dos brasileiros pôde tecer a sua fantasia de onipotência. E, por tudo isso, as multidões, sem que ninguém pedisse, e sem que ninguém lembrasse, as massas derrubaram os portões. E ofereceram a Mané Garrincha uma festa de amor, como não houve igual, nunca, assim na terra como no céu.
Esses poucos mais de três minutos dizem muito mais de Garrincha e do futebol, do que o clássico do Cinema Novo, “Garrincha, Alegria do Povo” (1963) de Joaquim Pereira de Andrade. Onde havia paixão os intelectuais do Cinema Novo viram alienação. E aí não conseguiram nem amar nem entender o futebol.

Luiz Carlos Ribeiro

Um comentário:

  1. Extraordinario,fascinante essa cronica de Nelson Rodrigues. Fiquei muito emocionante de ouvir isto. Foi o otimo homenagem sobre Mane Garrincha que poderia ser escrito. Obrigado Senhor Nelson Rodrigues!
    Abracos forte
    Dominique Beaucant
    Nova Iorque
    Domingo dia 19 de Fevereiro do ano 2012

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui.