segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Entrevista com André Mendes Capraro

Mais um membro do Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade tem sua opinião destacada na imprensa. Confira a entrevista de André Mendes Capraro. 

 

Times com pouco prazo de validade

Felipe Lessa
Confira o bate-papo com o doutor em história do futebol André Capraro, integrante do Núcleo Futebol & Sociedade, da Universidade Federal do Paraná, sobre a onda dos "times-nômades", dentro e fora do país.
Tribuna do Paraná: Acha que um "nômade" pode engrenar?

André Capraro: A curto prazo, pode ter alguns resultados, mas é pouco provável que isso ocorra, já que são clubes caracterizados como sem torcida. Dificilmente você conseguiria tirar a torcida de uma cidade e levá-la à outra (citando o caso Grêmio Barueri x Prudente). Geralmente os times têm objetivo de ganhar alguma benfeitoria em relação à prefeitura, como benefícios em impostos, estádio próprio. Como é uma lógica mais de mercado, não levando em consideração o interesse do torcedor, assim que houver uma proposta melhor, o foco passa a ser esse (e o time muda de cidade).

TP: Na NBA, os grandes já deixaram seus lares. E no futebol brasileiro, é possível?

AC: Creio que não. O futebol é muito conservador nesse sentido. Mas o exemplo dos Estados Unidos é real, onde nas três grandes modalidades esportivas, basquete, basebol e futebol americano, pode ocorrer essa transferência de estado. No Brasil o que pode ocorrer é a intensificação de Flamengo, Corinthians e demais equipes do eixo mandando jogos fora de seu estado, para preservar os torcedores na região sul e no nordeste, por exemplo.
Andarilhos recentes

Pelo menos três clubes, só no último ano, mudaram de nome e sede.
O Grêmio Barueri-SP, que estava em Presidente Prudente-SP, onde disputou a 1ª divisão do Brasileirão, voltou a ao antigo nome. O Guaratinguetá-SP passou a se chamar Americana-SP, trocando de casa na Série B. Já o Ituiutaba-MG virou Boa Esporte Clube, de Varginha-MG.

Fonte: http://www.parana-online.com.br/editoria/esportes/news/551307/?noticia=TIMES+COM+POUCO+PRAZO+DE+VALIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.