terça-feira, 4 de setembro de 2012

Nova exposição do Museu Histórico Abílio Barreto narra a trajetória do futebol na capital mineira

 Acervo Museu Histórico Abílio Barreto (Autoria do Cartão Postal Editora Edicard/Impressão Laborgraf)

O Museu Histórico Abílio Barreto inaugura no próximo dia 30 de agosto, às 19h, a exposição “Belo Horizonte F.C. - Trajetórias do futebol na capital mineira”. Entre troféus, camisas, bandeiras, recordações de competições e álbuns de figurinhas, a exposição apresenta o futebol no âmbito da perspectiva histórica e sua relação com a cidade de Belo Horizonte, desde seus primórdios, na década de 1900, até os dias atuais.
Na narrativa da exposição, a atividade esportiva é compreendida como um componente temático que interage com o território urbano e, por isso mesmo, infunde memórias que procuram ressignificá-la. A competição é vista de forma ampla, englobando não somente a dinâmica do esporte profissional, mas também abarcando várias outras dimensões, como o universo da prática amadora, a paixão dos torcedores e as lembranças da infância.

Composta de fotografias, objetos, vídeos, áudios e mapas, a mostra abrange os primórdios, a profissionalização e a popularização do futebol na capital mineira, reunindo objetos de times profissionais e amadores, bem como acervos de jogadores e torcedores.

A exposição mostra que a interação do esporte com o espaço belo-horizontino se deu de diversas formas, oficiais ou espontâneas. A conquista dos primeiros lugares para se jogar bola nos idos de 1904, a construção dos primeiros estádios, a recente reforma do Mineirão, a difícil sobrevivência dos campos de várzea, a pelada do fim de semana em quadras alugadas e o incansável bate-bola das crianças nas ruas são algumas facetas da presença do esporte no ambiente urbano.

Para além de clubes específicos ou de grandes craques do passado, a exposição explicita em que medida a prática esportiva alterou os espaços urbanos e foi por eles alterada, ou seja, convida o público a pensar a relação da cidade com o intrincado universo do futebol, não somente o disputado no campo esportivo, mas também aquele fruto de nossas lembranças e paixões.

A mostra tem entrada gratuita e permanecerá em cartaz por um período aproximado de um ano, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, e nas quartas e quintas-feiras, das 10h às 21h. O Museu Histórico Abílio Barreto fica na Av. Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim. Informações para o público: (31) 3277-8573.

 Acervo Museu Histórico Abílio Barreto


Fotografo Ivan Ferreira Silva / Acervo Ivan Ferreira Silva

 Fotografo Ivan Ferreira Silva / Acervo Ivan Ferreira Silva


Acervo Museu Histórico Abílio Barreto (Autoria do Cartão Postal Editor Mercator/Impressor Brunner) 


Sugestão e comentário de André Alexandre Couto.

A proximidade com a Copa do Mundo 2014 tem proporcionado o investimento de centros culturais, museus e instituições acadêmicas em eventos como esta importante exposição em Belo Horizonte que tem como um dos curadores o pesquisador Raphael Rajão Ribeiro. É uma oportunidade única de compreender o campo esportivo em terras para além do Rio de Janeiro e São Paulo, principalmente em uma cidade caracterizada por grandes paixões pelo futebol.