sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Um dia após convocação, Kaká treina debaixo de forte chuva no Real Madrid

Jornais espanhóis repercutem nesta sexta-feira a volta do meia à seleção brasileira. Expectativa é por sua presença na partida contra o La Coruña
 
Kaká treino Real Madrid (Foto: Reprodução / Site Oficial)
 
No dia seguinte em que foi convocado para a seleção brasileira pela primeira vez desde a Copa do Mundo de 2010, Kaká vestiu o uniforme de treino do Real Madrid e foi a campo. Ao lado dos companheiros, o camisa 8 trabalhou forte debaixo de muita chuva no CT de Valdebebas. A tempestade era tão grande que até a atividade com a bola ficou prejudicada em algumas oportunidades.

Para o brasileiro, no entanto, os tempos são de bonança. Chamado por Mano Menezes para os amistosos contra Iraque e Japão, nos dias 11 e 16 de outubro, na Suécia e Polônia, respectivamente, ele tem como próximo objetivo participar de seu primeiro jogo oficial na temporada. Tem uma nova chance no próximo domingo, contra o Deportivo La Coruña, às 14h50m (de Brasília), pela sexta rodada do Campeonato Espanhol.
 
Sem ainda ter deixado o banco de reservas uma vez sequer em confrontos de Supercopa da Espanha, Liga dos Campeões ou do próprio Espanhol, Kaká viu os jornais europeus repercutirem sua convocação nesta sexta. Muitos atribuíram sua presença na lista à boa atuação no amistoso diante dos Millonarios, da Colômbia, na última quarta, pelo Troféu Santiago Bernabéu. O meia anotou três gols na goleada por 8 a 0.
 
Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Kaká revelou que não conversava com Mano Menezes desde abril, o que de certa forma tornou sua convocação uma novidade.
 
- Não conversei recentemente. Faz um tempo que não nos falamos. Admito que foi uma surpresa essa convocação. Acompanhei a divulgação da lista pela TV, principalmente porque tinha um pessoal falando que o meu nome poderia ser um dos listados. Quando divulgaram a lista, eu fiquei super feliz. Parecia a minha primeira convocação.
 
O meia ainda explicou as diferenças táticas entre o Milan, seu clube até 2009, e o atual Real Madrid sob comando de José Mourinho.
 
- O Milan e o Real Madrid jogam com esquemas diferentes. Na minha época, o Milan jogava no 4-3-1-2 e eu fazia esse número um. Atuava atrás de dois atacantes. No Real, eu jogo atrás de três. Existe uma obrigação maior na parte defensiva, mas sempre atuo perto da área - explicou o jogador, que disputa posição com nomes como Özil, Di María e Modric.

Fonte:  http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2012/09/um-dia-apos-convocacao-kaka-treina-debaixo-de-forte-chuva-no-real-madrid.html

Sugestão e comentários de Everton de Albuquerque Cavalcanti

A convocação de Kaká para os próximos amistosos da seleção geraram muitas dúvidas: Ora, se o meio-campista do Real Madrid sequer saiu do banco de reservas para jogar na temporada, porque foi convocado? Há quem diga que a seleção carece de jogadores experientes que possam conduzir a equipe durante a Copa do Mundo no Brasil. Atletas como Neymar, Oscar, Lucas, Damião, Marcelo e outros, não tem a bagagem de um sujeito outrora melhor do mundo em 2007. No entanto, concordo com o comentarista Lúcio de Castro da ESPN Brasil quando ele diz que Kaká não tem toda essa representatividade no que tange sua participação pelo selecionado nacional. Foi coadjuvante em 2002 (só foi para Copa por culpa da indisciplina de Djalminha no La Corunã), um fiasco em 2006 e 2010, além do que, atualmente não vem fazendo por merecer tecnicamente uma vaga na próxima Copa. Se for assim, que Mano leve Ronaldinho Gaúcho que fez algo efetivo em 2002 e na escassez de atletas que chamem a responsabilidade no maior torneio do mundo pode trazer um alento ao povo brasileiro em 2014.