segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Seleção brasileira se prepara para Copa 2014 sem um líder


Apatia na magra vitória sobre a África escancara carência de jogadores de referência

Neymar saiu de cabeça baixa após ouvir uma sonora vaia da torcida no Morumbi

As vaias e a apatia da seleção brasileira na fraca vitória sobre a África do Sul nessa sexta-feira (7), no Morumbi, escancaram alguns problemas na preparação para a Copa 2014. O time do técnico Mano Menezes carece não só de grandes jogadores, mas também de um líder dentro de campo.


Sem identidade e sem brilho perante seu torcedor, as vaias tomaram conta do Morumbi logo com 21 minutos do primeiro tempo. A exigente torcida paulistana pode até ter contribuído para o placar magro, mas os jogadores não souberam dar uma resposta à altura até que Hulk achou uma sobra na área para marcar.

Mano assumiu a seleção brasileira com o discurso da renovação na ponta da língua. Em julho de 2010, a ordem era esquecer a decepção no Mundial da África do Sul e grandes nomes passaram a ser esquecidos nas convocações seguintes. Agora, um grande nome, daqueles que aterroriza qualquer adversário, ou mesmo um xerife em campo são apenas algumas carências da atual seleção brasileira.

O atacante Leandro Damião conseguiu ser vaiado pela torcida com apenas 6 minutos de jogo depois de tentar, longe de qualquer sucesso, um passe de calcanhar. Luís Fabiano, artilheiro em 2010, era o nome mais pedido na arquibancada.

— Incomoda, você sofre com as vaias. Ainda mais para aqueles que estão tentando construir alguma coisa. É normal o sentimento em relação a alguns jogadores, mas não precisa odiar tanto os outros. Espero que o torcedor de Recife seja mais compreensivo.

Dos convocados por Mano, apenas Daniel Alves, Thiago Silva e Ramires estiveram na Copa 2010. Os demais jogadores todos serão estreantes em Mundiais. Capitão forçado contra a África do Sul, devido ao corte de Thiago Silva, David Luiz não emplacou, mas também não viu muitos problemas.

— O time é muito novo, mas muito maduro e consciente daquilo que quer. Foi um jogo difícil, com inúmeras coisas que não ajudaram, mas o time foi muito inteligente durante a partida.

Se de um lado o queridinho da torcida são-paulina Lucas tentava em vão suas arrancadas, do outro Neymar se preocupava em cavar faltas e acabou entregue ao estádio por Mano Menezes, aos 48 minutos do segundo tempo. O camisa 11, campeão da Libertadores, da Copa do Brasil e bicampeão Paulista, até falou em currículo para provar que não é “pipoqueiro”, como ouviu da torcida.

— Estou triste pela palavras, mas eu não sei se eles estão certos. Meu currículo pode provar totalmente o contrário do que eles estão falando. Eu sei que a gente não mostrou um ótimo futebol, mas não é sempre que a gente consegue mostrar o melhor. O importante foi a nossa vitória.


Fonte: http://esportes.r7.com/futebol/noticias/selecao-brasileira-se-prepara-para-copa-2014-sem-um-lider-20120908.html?question=0

Sugestão e comentários de Gisele Dall'Agnol Musse

É compreensível, no atual selecionado brasileiro, a falta de um líder dentro de campo. A equipe carece de um jogador maduro que chame a responsabilidade de um verdadeiro líder, como, por exemplo, Pelé, Zico, Romário e Ronaldo em suas gerações. Desde que Mano assumiu a seleção brasileira, o nome de grandes jogadores, daqueles que aterrorizam qualquer adversário e chamam a responsabilidade para si, passaram a ser esquecidos nas convocações, tanto que os principais jogadores da seleção brasileira atual são jovens de 20 anos, como Neymar, Lucas e Oscar, todos estreantes em Mundiais, e que estão longe de impor o devido respeito que outros ídolos tupiniquins do passado impuseram. A questão é que, Kaká, Ronaldinho Gaúcho e até mesmo o problemático Adriano, jogadores que ainda estão atuando, poderiam ser convocados, e teriam a função de serem referências - e possíveis líderes - para esses jovens, enfrentam fases ruins e não são nem sombra do que eram no auge de suas carreiras.

O problema é que enquanto o Brasil está desestruturado e encontra dificuldades para vencer em casa um simples amistoso contra a fraca seleção da África do Sul, a Argentina segue com sucesso nas Eliminatórias da Copa 2014, liderando a competição com 13 pontos. Não é a toa que Neymar sofre vaias da torcida, enquanto Messi dá espetáculo de encher os olhos de qualquer torcedor. Apesar de muitas desconfianças com relação ao futebol que o consagrou no Barcelona, as últimas apresentações do atleta foram dignas do melhor jogador do mundo. A empolgação é tanta, que Lionel Messi já fala, inclusive, na conquista do Mundial.

Será que em 2014 teremos mais um Maracanaço?