quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Bom Senso faz seu maior protesto e atletas paralisam jogos do Brasileiro


BERNARDO ITRI
DO PAINEL FC
MARCEL RIZZO
DE SÃO PAULO

Uma nova manifestação do movimento Bom Senso F.C. paralisou nesta quarta-feira os dois jogos das 19h30 do Campeonato Brasileiro por cerca de 30 segundos.
Os árbitros das partidas da 34ª rodada desta quarta-feira deram início aos confrontos, mas os jogadores das equipes cruzaram os braços ou só ficaram trocando passes entre um campo de defesa para o outro.
O gesto coletivo era um sinal de repúdio ao calendário do futebol apresentado pela CBF para 2015.
Edu Andrade/FatoPress
Jogadores do Grêmio e do Vasco seguram faixa em protesto contra a CBF, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Jogadores do Grêmio e do Vasco seguram faixa em protesto contra a CBF, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre
O plano do Bom Senso era que o protesto -inédito no futebol brasileiro- acontecesse nos sete confrontos desta quarta-feira pela 34ª rodada da Série A, inclusive nos jogos das 21h e das 21h50. E, de certa forma, em todos funcionou.
No jogo Criciúma x Atlético-PR, no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC), também rolou o protesto e após o apito inicial e o primeiro toque na bola dos jogadores da equipe da casa, os atletas ficaram parados por quase 30 segundos. Já em e Botafogo x Portuguesa, no Maracanã, os atletas cruzaram os braços antes do apito inicial. Estas duas partidas começaram às 21h.
Na partida Coritiba x Corinthians, em Curitiba, os jogadores do time paulista tocaram a bola nos pés de um rival que ficou parado, assim como os demais atletas, por 15 segundos. Na sequência, a bola foi devolvida a um corintiano.
21H50
Na rodada das 21h50, considerada horário nobre da TV aberta, o protesto continuou.
No jogo São Paulo x Flamengo, em Itu, o goleiro Rogério Ceni bateu boca com o árbitro Alicio Pena Junior (MG) antes da partida. Mas ao invés dos atletas ficarem parados, jogadores de São Paulo e Flamengo ficaram trocando bola entre um campo de defesa e outro. O protesto nesta partida durou 58 segundos e os jogadores do Fla relataram ameaça de árbitro contra o protesto.
No Barradão, em Salvador, o árbitro Paulo Godoy Bezerra (SC) deu uma bronca nos jogadores, que cruzaram os braços antes do jogo, mas não chegaram a paralisar a partida.
Houve também manifestações antes das partidas. Os atletas das quatro equipes entraram nos gramados carregando faixas que diziam "Por um futebol melhor para todos" e "Amigos da CBF: cadê o bom senso?".
ONDA DE PROTESTOS
Essa foi a segunda e a mais forte manifestação dos jogadores dentro de campo -a primeira foi realizada na 30ª rodada, em meados de outubro, com um abraço coletivo de jogadores da Série A.
Os atletas pleiteiam que a CBF reduza o número de jogos da temporada.
O Bom Senso entende que não está sendo bem compreendido pela entidade e, por isso, decidiu realizar um protesto mais forte.
A Folha apurou que o protesto desta quarta-feira vem sendo discutido há algumas semanas. No entanto, àquela altura, Dida, goleiro do Grêmio e um dos principais líderes do Bom Senso, ponderou que essa manifestação seria um choque excessivo no embate com a CBF. O grupo decidiu, então, cancelar o protesto.
Reprodução
Jogadores fazem protesto logo após o primeiro toque na bola durante jogo do Grêmio x Vasco
Jogadores cruzam os braços e fazem protesto logo após o primeiro toque na bola durante jogo do Grêmio x Vasco
Mas o goleiro veterano mudou de ideia nos últimos dias.
Dida elaborou o texto divulgado pelo Bom Senso ontem, no qual o grupo previa a manifestação hoje.
O levante foi costurado nos últimos dias por cerca de 20 dos jogadores mais influentes do grupo. Depois, o plano foi comunicado aos mais de mil atletas das séries A e B que compõem o movimento.
O meio de comunicação entre os jogadores é sempre o "WhatsApp", aplicativo de mensagens por celular.
A intenção de Dida era divulgar a nota um dia antes para que, ao verem os jogos parados, todos os torcedores entendessem que se tratava de ato do Bom Senso F.C..
Entretanto, a ideia é que o modo como a manifestação ocorreria fosse guardada a sete chaves, justamente para ser uma surpresa geral.
Até mesmo a TV Globo, dona dos direitos de transmissão do Brasileiro, não sabia que o protesto aconteceria.
Os canais da emissora que transmitiram os jogos das 19h30 trataram o ato como se fosse um minuto de silêncio.
A esperança do Bom Senso é que a CBF perceba a capacidade de mobilização dos atletas. E, a partir disso, marque um novo encontro com o grupo para rediscutir as propostas dos jogadores.
A Globo também é vista pelos atletas como um meio estratégico para que consigam a reforma no calendário.
A leitura dos líderes do Bom Senso é que, se o calendário proposto por eles tiver a chancela da emissora, dificilmente a CBF vai se opor.

Editoria de Arte/Folhapress

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2013/11/1370985-bom-senso-faz-seu-maior-protesto-e-atletas-paralisam-jogos-do-brasileiro-por-um-minuto.shtml 

Bom Senso volta a atacar!

O movimento Bom Senso F.C., criado por jogadores profissionais das séries A e B do campeonato brasileiro, tem como slogan: “Por um futebol melhor para quem joga, para quem torce, para quem transmite, para quem patrocina. Por um futebol melhor para todos.” De modo geral, as principais propostas de mudanças são: alteração do calendário, férias, pré-temporada, fair-play financeiro e representatividade em congressos técnicos.
Até então ocorreram duas reuniões oficiais com representantes da CBF e a pouca atenção dada às reivindicações do movimento gerou uma nota oficial nas redes sociais do Bom Senso F.C. ao que consideraram “descaso da CBF”: "Enquanto não obtivermos um retorno oficial, as manifestações aumentarão a cada rodada". O teor das notas era referente às ameaças de manifestações nesta 34.ª rodada da competição caso as exigências do movimento não fossem consideradas. As advertências foram desde utilizar narizes de palhaço ao entram nos jogos até uma possível greve.
A ideia inicial de protesto contra o descaso da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se limitava em mostrar a união dos jogadores através de sucessivos abraços fraternos entre os jogadores. E foi o que aconteceu na 30ª rodada. Porém nesta quarta-feira (13/11) claramente a proposta foi modificada. O tom harmonioso deu lugar a uma espécie de manifestação coma finalidade de provocação à entidade reguladora do futebol no país.
Em diversas partidas da série A desta 34ª rodada (Grêmio x Vasco, Goiás x Ponte Preta, Criciúma x Atlético-PR, Coritiba x Corinthians, Cruzeiro x Vitória, Botafogo x Portuguesa, São Paulo x Flamengo) o teor das manifestações foi diversificado. Alguns jogadores entraram em campo empunhando faixas com os seguintes escritos: "Amigos da CBF: e o bom senso?", "Por um futebol melhor para todos". E não parou por ai! Em alguns jogos os atletas cruzaram os braços, literalmente.
Em contrapartida a CBF autorizou os árbitros a punirem com cartão amarelo os jogadores que cruzarem os braços ou ficarem parados após o início da partida por entenderem que atos de boicote após apito inicial é ato político e, portanto passível de punição.
Nas últimas horas foi publicada na página oficial do Bom Senso a seguinte frase: “Queremos respostas, atitudes e soluções para melhorar o futebol brasileiro !!!” seguida por uma montagem de fotos das manifestações de ontem.
Fora dos campos já se percebe uma tímida mobilização por parte dos torcedores em apoio ao movimento. Fotos nas redes sociais estão sendo publicadas com os torcedores de braços cruzados e questionando o porquê dos narradores, sobretudo da Rede Globo, não contarem a verdade sobre o tal minuto de silêncio.
Aguardemos os próximos capítulos...

Sugestão e comentário de Daniella de Alencar Passos