quarta-feira, 27 de novembro de 2013

"Seleções acirram disputa por CTs para a Copa"

[Sugestão e comentário de Gisele Musse]



Definidas as 32 seleções que disputarão a Copa 2014, estamos cada vez mais perto de conhecer também os CTS que terão o privilégio (e o retorno financeiro) de hospedar delegações durante o mundial e, com essa proximidade, a disputa entre os municípios se intensifica. Essa competição não é à toa, pois, além dos benefícios gerados pelos investimentos realizados – principalmente em infraestrutura, que beneficia tanto comunidade autóctone quanto visitantes –, uma das principais vantagens em receber uma delegação é a visibilidade internacional (e nacional) que o município ganha através da exposição na mídia, que pode fomentar o turismo e a geração de divisas na região. A prefeitura de Bento Gonçalves – RS, por exemplo, investiu em melhorias na infraestrutura da cidade e na capacitação de pessoal, além de estabelecer parcerias com vinícolas da região para incentivar a divulgação da região na esperança de hospedar alguma delegação. Outros municípios também traçaram suas estratégias.

Embora todos os candidatos à residência temporária queiram receber alguma delegação seja ela qual for, sem dúvidas a disputa maior é por hospedar seleções famosas e favoritas ao título, como Espanha, Argentina, Alemanha e Holanda, e a especulação sobre qual será o local de treinamento escolhido por essas seleções é grande. Apesar da notícia veiculada na Gazeta do Povo informar que o CT do Caju está bem próximo de “fechar negócio” com a Espanha, a atual campeã mundial visitou outros excelentes CTS, como o CT do São Paulo, em Cotia, o CT do Caju, e de Belo Horizonte e Sete Lagoas – MG e não há nada decidido ainda, já que a maioria das delegações só deve definir o centro de treinamento após o sorteio das chaves que será realizada no início de dezembro e a relação definitiva sairá apenas em janeiro de 2014.

No entanto, em meio a especulações de acordo com o interesse preliminar das delegações, o estado de São Paulo deve ser o mais cotado, já que possui 30 dos 83 CTS selecionados pela FIFA. Estima-se que ao menos dez delegações de hospedem no estado e há rumores de que algumas das negociações já estejam bem avançadas.