domingo, 17 de novembro de 2013

Crônica da Semana

PONTOS CORRIDOS OU MATA-MATA: AINDA CABE A DISCUSSÃO?


Pela mestranda Gisele Dall Agnol Musse

O Campeonato Brasileiro conheceu seu mais novo campeão: Cruzeiro Esporte Clube! Os mineiros conquistaram o título de 2013 de forma antecipada, sendo que das 38 rodadas, a equipe precisou de apenas 34 para festejar o título. Não há dúvidas de que o clube celeste é o melhor time do campeonato, pois além de ter a maior pontuação, foi o time que fez mais gols (quase 20 a mais que o segundo melhor ataque até o momento) e que tem a segunda melhor defesa, ou seja, praticou o melhor e mais eficiente futebol durante a competição: ofensivo, envolvente, empolgante, repleto de adjetivos positivos que atraem amantes do futebol.
Quando ocorrem conquistas de campeonatos de forma antecipada como presenciamos na atual temporada de 2013, logo aparecem os defensores do campeonato no formato antigo – disputado com turno, quartas de final, semifinal e final – argumentando que o tipo de disputa mata-mata tem mais emoção, pois os jogos tem caráter decisivo das quartas de final em diante e o campeão só será conhecido após o último jogo das finais. Muitas vezes o atual formato de pontos corridos – dois turnos todos contra todos em ida e volta, onde o campeão é decidido pela maior pontuação – é tido como menos emocionante, pois, como ocorreu nesse Brasileirão, o campeão pode ser conhecido com o campeonato ainda em disputa.
Mas será que conhecer o campeão antes da última rodada torna realmente a competição menos emocionante? Em partes é verdade, pois clubes e torcedores que ainda sonhavam com o título disputarão as próximas rodadas sabendo que não terão mais chances de serem campeões. Porém não podemos nos esquecer de que o campeonato não é feito apenas de primeira colocação. Se por um lado já sabemos antecipadamente a quem pertence o título do Brasileirão 2013, por outro lado ainda temos vários clubes disputando uma vaga na Libertadores da América e na Copa Sul-Americana, ou lutando contra o rebaixamento.
Até o final dos jogos que ocorreram no sábado passado (16/11/2013), os times ainda seguiam “embolados” na tabela do campeonato. Com exceção do Cruzeiro e do Atlético – MG (campeão da Libertadores 2013) que já têm vaga garantida na próxima Libertadores, Atlético – PR, Botafogo, Grêmio, Goiás, Vitória e São Paulo – times que ocupam até a 8ª colocação na tabela – ainda estão na disputa por uma vaga na competição continental. Santos e Corinthians (9º e 10º colocados, respectivamente), dependem de resultados combinados nas demais rodadas, tornando praticamente nula as chances de uma vaga.
Já da metade da tabela para baixo – 11º ao 20º colocado –, todos os times têm chances de serem rebaixados, apesar de Internacional e Flamengo (11º e 12º colocados) terem chances praticamente remotas. A disputa está tão intensa que provavelmente os rebaixados somente sejam definidos na última rodada, com exceção do Náutico, que já tem sua vaga garantida na segunda divisão. O que também chama atenção na zona de rebaixamento e provoca expectativas nos amantes do futebol, é o fato de dois grandes e importantes clubes estarem na luta para não cair: o campeão do Brasileirão 2012, Fluminense, e o Vasco da Gama – o que seria (o rebaixamento) uma grande decepção para o futebol carioca.

Atualmente a disputa do principal título do futebol nacional prima pelo mais justo, ou seja, o clube com maior regularidade será o campeão. Essa é a forma disputada nas principais ligas do mundo. Embora esse formato não agrade a todos, o calendário do futebol brasileiro tem espaço para formas diferentes de disputa, como os estaduais (que variam de estado para estado) e a Copa do Brasil. Ainda que para uma minoria, também faz parte do calendário a Libertadores, disputada na forma de copa. Assim, durante o ano todo o futebol brasileiro tem diversos torneios, praticados em vários formatos, que tem disputas para todos os gostos.