segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Crônica da Semana

Planejamento: O segredo do sucesso.

Professor Jackson Fernando Mosko



Numa época em que o futebol brasileiro passa por inúmeras criticas quanto ao seu calendário, um clube se destaca pelos resultados positivos, mais até do que o ‘virtual’ campeão nacional, isso pelos excelentes resultados nas duas principais competições nacionais.
O Clube Atlético Paranaense veio na contramão de todos os principais clubes do país, deixando seu elenco principal na ‘maior pré-temporada do mundo’, como noticiavam os meios de comunicação no início do ano. Quase seis meses de preparação, deixando seus principais jogadores somente treinando enquanto um elenco de jovens jogadores de até 23 anos jogavam o campeonato estadual. É fato que esse elenco não foi campeão, mas chegou a final do estadual e ainda revelou alguns bons jogadores, que hoje compõe o elenco principal.
Muitas foram às críticas, porém neste mês de novembro a quatro rodadas do fim do campeonato brasileiro, o CAP é considerado um dos melhores elencos do país, estando entre os quatro melhores do campeonato brasileiro e finalista da Copa do Brasil. O clube ainda conta com o artilheiro do campeonato nacional e jogadores considerados como boas revelações do campeonato.
Isto se deve além do time estar entrosado, um grupo de bons jogadores, com uma boa preparação física, mas sem dúvida ao planejamento inicial do clube que foi fundamental para esta boa campanha. O fato de ter a maior pré-temporada, fez com que o CAP seja o clube que menos jogou este ano, fundamental para o final de temporada quanto ao risco de lesão dos jogadores, e também ao rendimento dos jogadores.
O planejamento foi fundamental, ‘quebrou paradigmas’ como diz o presidente do clube, gostando ou não aqueles que criticavam no início do ano tem que reconhecer que o planejamento foi excepcional e um exemplo a ser seguido, já que o calendário brasileiro aparentemente nada irá mudar, pelo menos por enquanto.
Ainda vale lembrar que o CAP está jogando fora de seu estádio, que está em reformas para o mundial do ano que vem, e também que enquanto alguns clubes ‘lutam’ para que suas dívidas sejam perdoadas, o CAP é um clube sem dívidas e com superávit, isso graças administração aos moldes de uma empresa.