quarta-feira, 20 de março de 2013

Câmara Temática da Copa do Mundo faz reunião na Câmara Municipal



A reunião bimestral da Câmara Temática do Esporte e Ação Social, da Secretaria de Estado para Assuntos da Copa do Mundo 2014, foi realizada nesta segunda-feira (18) no plenário principal da Câmara Municipal de Curitiba.O encontro teve a presença de 15 vereadores, entre os quais nove membros da Comissão Especial da Copa.

O vereador Paulo Salamuni, presidente da Câmara Municipal, abriu o encontro, que começou com uma palestra do secretário municipal da Copa, que é também secretário municipal de Urbanismo e presidente da Câmara Temática, Reginaldo Cordeiro. 

“Estamos realizando um grande trabalho voltado para a construção de uma série de eventos voltados para a Copa do Mundo, mas que ficará como legado”, disse Cordeiro. “Hoje recebemos a visita no Ippuc do coordenador de Estádios do COL/FIFA, Carlos de La Corte. Nesta terça-feira (19) vamos realizar uma reunião de trabalho para apresentação do Comitê Gestor da Copa Municipal”, disse o secretário municipal.

Em seguida o major da Polícia Militar Antonio Geraldo Hiller Lino fez uma apresentação sobre o trabalho da Defesa Civil no Paraná, com foco na preparação da Copa do Mundo. 

“Além da Câmara Temática, estamos trabalhando nas oficinas criadas pela Secretaria Extraordinária de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (SESGE), do Ministério da Justiça. Partindo dos planos táticos, visamos integrar e desenvolver os planos operacionais”, disse Hiller. 

“Não esperamos nenhum tipo de catástrofe para a Copa, mas devemos estar preparados e, para isto, traçamos um parâmetro de uniformização das ações da segurança pública, inteligência e defesa civil, para promover a padronização de procedimentos”, completou o major.

Uma apresentação sobre a situação da energia elétrica para a Copa do Mundo foi feita pelo engenheiro Milton Marcolan, da Copel. Ele destacou a dupla alimentação para o estádio Joaquim Américo, que será o palco da Copa. “O trecho aéreo tem conclusão prevista para abril de 2013 e o trecho subterrâneo para outubro de 2013”. “As obras na SE Parolin devem terminar em outubro de 2013, e da SE Batel em novembro de 2013”, informou Marcolan.

Fazendo uma atualização dos projetos cadastrados pela Celepar, o técnico Adão Pedroso mostrou um gráfico dos programas que ficarão como legado. “Hoje já contamos com 214 projetos como legado material e mais 17 como imaterial”, destacou Pedroso. “Já cadastramos, em parceria com a Secopa estadual, 826 subprojetos e ações, 218 projetos e 115 eixos estratégicos”, completou.

Segundo o secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha, “muitas cidades do interior estão mobilizadas para o projeto Copa, tanto na área do turismo, como no esporte com os centros de treinamento, corpo de voluntários e eventos públicos”. “A Copa está ajudando a trazer recursos para as áreas de segurança, saúde, aeroportos e outros setores que ajudarão outras cidades, além da sede de Curitiba”, lembrou Cunha.

No encerramento do encontro o vereador Paulo Rink, presidente da Comissão Especial da Copa da Câmara Municipal, fez um relato sobre a apresentação da cidade-sede de Curitiba no evento internacional Goal to Brasil, em Londres, na Inglaterra. “Reunimos dezenas de jornalistas do Reino Unido, além de empresários, desportistas e operadoras de turismo, mostrando os benefícios que nossa sede têm para apresentar. Fomos recebidos pelo embaixador do Brasil em Londres, Roberto Jaguaribe, que destacou o Paraná como um estado inovador, com uma política de sustentabilidade”, relatou Rink.