terça-feira, 5 de março de 2013

O que foi a Celeste Olímpica?



Sugestão e comentário de André Couto.

Retornando a nossa participação neste blog, lembro de uma publicação lançada no final do ano de 2012 sobre a Celeste Olímpica, a temida Seleção do Uruguai das primeiras décadas do século XX. "Celeste Olímpica - A Era de Ouro da Seleção Uruguaia" de Rodrigo Koch resgata a trajetória e a formação de um time histórico.

De acordo com o blog da Feira do Livro de Porto Alegre (http://www.feiradolivro-poa.com.br/noticias/a-celestial-selecao-uruguaia):

" (...) A Celeste, nos primeiros 50 anos do século passado, era a grande máquina de gols e títulos – como Copa América e Jogos Olímpicos – por ser a primeira seleção que desenvolvia o amadorismo marrom, ou seja, os atletas apesar de não terem o status de profissionais já recebiam algum tipo de remuneração.

O autor, ao comparar a seleção Uruguaia das décadas de 20 e 30 com a atual, disse que há pouca relação entre os dois times. “A equipe da época de Ouro era imbatível, era semelhante à seleção brasileira de 1970, apesar da Celeste ter mais títulos do que à Canarinho. A atual vive um momento bom, não sei se altamente confiável, mas que tem valores interessantes e pode conquistar títulos”, sentencia.

Um dos diferenciais do livro de Koch é a contextualização histórica com outros eventos culturais, como Oscar, políticos e econômicos. Vale destacar que todas as conquistas divulgadas no livro impulsionaram ou, ao menos, influenciaram o desenvolvimento do País “A situação que os uruguaios viveram era semelhante à nossa Era JK”, comparou."


Boa leitura para todos.