terça-feira, 19 de março de 2013

Uefa estuda punir Inter de Milão por ofensas racistas contra Adebayor


Jogador do Tottenham foi alvo de insultos racistas na partida válida pelas oitavas de final da Liga Europa, na última quinta-feira.



A Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) anunciou, nesta segunda-feira, que estuda abrir um processo disciplinar contra a Inter de Milão, após relatos de que o atacante Emamanuel Adebayor, do Tottenham, foi alvo de insultos racistas na partida válida pelas oitavas de final da Liga Europa, na última quinta-feira, no Giuseppe Meazza.

O atacante togolês, que na prorrogação marcou o gol que garantiu a classificação à equipe inglesa, teria sido insultado por vozes que imitavam o som emitido pelos macacos e uma banana inflável, mostrada por um torcedor presente na arquibancada.

"Era muito, mas muito fácil ouvir (as ofensas). Tenho certeza que a Uefa vai tomar alguma providência. É difícil para a Inter de Milão porque é algo que já aconteceu antes. Não tem nada a ver com o jogo, mas é algo que poderia ter sido evitado ", disse o técnico dos Spurs, André Villas-Boas, depois da partida.

Em entrevista ao canal Sky Sports , o director de futebol do Tottenham, Darren Eales, reforçou a posição do treinador português. "Eu acho importante que a Uefa lidere esse movimento (de combate ao racismo)".

"Isso é terrível, e não tem espaço no futebol. É um problema que o futebol vem enfrentando há muito tempo. Na Inglaterra, fazendo uma reflexão, eu acho que talvez a gente esteja melhor do que em outros países", disse Eales.

Fonte:http://esporte.ig.com.br/futebol/2013-03-18/uefa-estuda-punir-inter-de-milao-por-ofensas-racistas-contra-adebayor.html

Sugestão e comentário: Miguel de Freitas.

Parece ter virado rotina a presença de ofensas raciais nos gramados europeus, pois nos últimos tempos temos acompanhado quase semanalmente notícias de insultos preconceituosos contra jogadores de futebol. Há quem diga que isto é estratégia para desequilibrar o adversário, mas o que aparece é o aflorar de uma situação histórica mal resolvida, na qual algumas pessoas julgam-se superiores as outras. Isto em peno século XXI é uma descalabro, indícios de quem nem sempre a Europa pode ser vista como um arquétipo civilizacional. Pois as conquistas dependem da legalização e não da consciência das pessoas.