terça-feira, 19 de março de 2013

Revista francesa divulga lista dos maiores salários do futebol; Beckham lidera e Neymar é o 5º

Graças aos contratos publicitários, Beckham assumiu a liderança da lista

A renomada revista francesa France Football divulgou a lista dos maiores salários entre os jogadores de futebol no planeta, contando com os contratos publicitários e outras fontes de renda. Assim, o inglês David Beckham desbancou o melhor do mundo Messi e assumiu a liderança. O brasileiro Neymar aparece em quinto lugar no ranking.

Beckham, contratado recentemente pelo milionário PSG, roubou a liderança do argentino Messi, que liderou a lista pelos últimos três anos, com as cifras de 36 milhões de euros por ano, contra 35 do craque sul-americano. O terceiro é o português do Real Madrid Cristiano Ronaldo, com 30 milhões, seguido pelo camaronês Eto’o (24 milhões) e de Neymar (20 milhões). Outro brasileiro que aparece entre os 20 primeiros, em 13º, é Kaká, com 14,5 milhões.

Desde que a France Football começou a publicar esta lista, nenhum jogador atingiu a inédita marca de Beckham, de 36 milhões de euros recebidos em um ano. Em 2003, quando liderou o ranking pela primeira vez, o meia inglês atingiu a marca de 15 milhões de euros.

A curiosidade dos rendimentos de Beckham vai para a porcentagem adquirida através do futebol, apenas 9%. O restante vem pelas propagandas publicitárias ou outros rendimentos fora dos gramados.

Já Messi tem números mais equilibrados. 12,5 milhões de euros vem dos salários recebidos do Barcelona, e o restante de publicidade.

É a primeira vez também que jogadores de ‘ligas emergentes’ figuram entre os cinco primeiros, casos do atacante Eto’o, do Anzhi, da Rússia, e do astro brasileiro Neymar, que só de salários do Santos recebe 7 milhões de euros anuais, segundo a publicação.


Sugestão e comentário de Natasha Santos.

Ora, se pensada a lógica do futebol-espetáculo, sob o ponto de vista do pesquisador Marcelo Proni, já nos idos de 1998, não é novidade a grande influência da entrada da mídia no campo esportivo, nessa espetacularização do esporte. Grosso modo, podemos pensar uma ligação visceral e determinante entre a mídia e o público, que de torcedor, passa a ser também consumidor de determinados eventos. Está aí o Beckham que nos deixa mentir... Parafraseando Leonardo, diretor esportivo do PSG, o Beckham é "mais do que um jogador de futebol, é uma marca". Aliás, uma marca que, em 2007, vendeu 250 mil camisas do LA Galaxy, antes mesmo que estas chegassem às lojas e que o atleta começasse a jogar. Fico na dúvida se Beckham é um modelo que joga futebol ou se é um jogador de futebol que desfila...

Enfim, a grande notícia da matéria é a 5ª colocação de Neymar que, jogando no Brasil, pelo Santos, consegue manter um rendimento de cerca de 20 milhões de euros (vejam bem: euros!), deixando para trás Aguero, do Manchester City, e Ibrahimovic, do PSG, por exemplo. Segundo a reportagem, desses 20 milhões, apenas 7 se referem ao salário do Santos, o que leva a crer que o restante venha de campanhas publicitárias. E tudo isso no Brasil... É claro que não podemos ignorar a crise europeia, que alavanca essa situação; e também há o fato de que este é um caso isolado no país. Talvez o que garante a quinta colocação a Neymar seja, muito provavelmente, a sua aparição numa série de propagandas (de marcas como Seara, Nextel, Volkswagem, Lupo, entre outras). Se esta é uma situação definitiva, não dá para dizer, sobretudo se levarmos em consideração "o vôo cego da modernização brasileira", que aponta para um crescente endividamento dos clubes, por exemplo. Mas, o que podemos afirmar, com toda a certeza, é que os jogadores, salvas exceções, ganham mais para estrelar em campanhas publicitárias, do que propriamente para jogar futebol. E, claro, tudo depende, também, do desempenho em campo.

Seria este o grande sinal da espetacularização do futebol?