terça-feira, 6 de agosto de 2013

Crônica da Semana


“Entrando numa fria”

por Jackson Mosko, graduação Educação Física


O jogo amistoso para apresentar o jogador Neymar Jr recém-contratado pelo clube Catalão foi um fiasco para o Santos F.C. Mas nem o torcedor mais fanático acreditaria que o Santos poderia vencer o poderoso Barcelona. Ainda mais com os titulares em campo, entre eles o melhor jogador do mundo: Messi, e ainda por cima em seu estádio. Porem o que ninguém esperava era o humilhante placar de 8X0, e se o leitor acha que o placar já é humilhante, não imagina o ‘passeio’ que o Barça deu em campo. Chances perdidas, bolas na trave, enfim os jogadores do Santos foram apenas espectadores enquanto o Barcelona treinava em alta velocidade.

Mas afinal porque tanta diferença? Além da qualidade dos atletas, o poder econômico do Barcelona é infinitamente superior ao do clube paulista, isso sem falar da organização e administração do clube, apesar do Santos ser um clube de ponta no futebol brasileiro ainda está muito atrás do Barça.

Na verdade um projeto bem montado num clube a longo prazo vêm colhendo bons frutos, e uma base forte e metodologia implantada desde os jogadores da categoria de base fazem do Barcelona “mais do que um clube”, uma potência!

Já ao Santos resta resgatar a confiança e abrir os olhos, pois o que era pra ser um amistoso para expor positivamente a marca Santos F.C. acabou numa furada, motivo de chacota, numa fria, tanto que o clube já admite não realizar o jogo de volta contra o Barça aqui no Brasil, mesmo que isso custe ao clube brasileiro um prejuízo de quinze milhões de reais.

Para encerrar, a ideia de realizar um jogo amistoso contra um dos maiores clubes do mundo, não é de hoje, o próprio Santos fazia inúmeras excursões na era Pelé, porém os tempos eram outros e os melhores jogadores eram santistas, e ainda contavam com o melhor jogador de todos os tempos. O que fica dessa “fria” chamada Barcelona 8 X 0 Santos, é que era para ser um jogo amistoso só esqueceram de avisar o Barcelona.