segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Crônica da Semana

Copa do Mundo em 2015! Alguém sabe disso?


por Bruno José Gabriel, mestrando em Ciências Sociais Aplicadas



O futebol no Brasil é irrefutavelmente o esporte que possui maior significância e representatividade. O velho bretão, enquanto um elemento apropriado e transformado em um dos aspectos da nossa cultura, é parte integrante do cotidiano de todos os brasileiros (mesmo dos que não gostam desse esporte), sendo um núcleo simbólico que, associado aos diversos símbolos regionais, representa as culturas nacionais e as suas diversas manifestações. Ou seja, tanto simbólica quanto concretamente, é consenso que o Brasil é o “país do futebol” e esta modalidade é a paixão maior dos brasileiros.

A paixão nacional possui vários pilares sustentadores, dentre eles, podemos destacar a identificação com os futebolistas que compõem o grupo que representa o selecionado nacional nas diversas competições oficiais, principalmente, na Copa do Mundo. Entretanto, é neste momento que se percebe a unilateralidade do futebol, quando, ao invés de Thiago Silva, Neymar, Lucas e Hulck, nos referimos a Erika, Debinha, Fabiana e, até mesmo, a mundialmente consagrada Marta, pois esse esporte não assume as mesmas dimensões, quando acrescido do vocábulo “feminino”.

O país que vem se reestruturando para sediar o maior evento futebolístico do mundo em 2014 (a FIFA World Cup), e acompanha diariamente, de forma efusiva, as ações do selecionado nacional “masculino”, mal sabe que em 2015 também tem Copa. Sim, 2015 é ano de Copa do Mundo, será a 7a edição desta competição, e, terá como país anfitrião, o Canadá.

O selecionado nacional “feminino” vem se preparando para a Copa-15 praticamente no anonimato, pois não há mídia, jornalistas nem torcedores acompanhando. Vale ressaltar que o processo de preparação das jogadoras brasileiras vem contando com seletivas, amistosos no exterior e competições oficiais, tal como vem ocorrendo com o selecionado “masculino”.

Tanto que no último dia 09 de Agosto, o técnico, Márcio de Oliveira, convocou 24 jogadoras, das quais, 20 irão defender o título da Copa da Suíça. São elas: as goleiras: Thaís Picarte, Luciana e Kaká; as zagueiras: Janaína, Aline Calandrini, Bruna Benites, Andréia Rosa; as laterais: Daiane, Poliana, Danielli, Rafinha; as meio-campo: Luana, Thaisa, Francielle, Maria, Rosana, Gabi Zanotti, Debinha, Fabiana, Marta, Adriane; e, as Atacantes: Giovânia e Erika. As ausências mais sentidas foram: a goleira, Bárbara, além das estrelas Maurine e Cristiane. A estreia brasileira será no dia 22 de Setembro contra a Nova Zelândia, e, se vencer, jogará a final contra a África do Sul ou China, marcada para o dia 25.

Se a maior representatividade e significação social do futebol feminino no Brasil, atualmente, perpassam pela visibilidade midiática, acredito que este seja um dos ciberespaços mais adequados para a divulgação desta modalidade!