segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Crônica da Semana


Sobre outros tempos...

Riqueldi Straub Lise

A Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil, é ainda hoje considerada um dos eventos esportivos mais importantes já ocorridos no país. Naturalmente, quando se fala da Copa de 50, alguns aspectos principais da disputa são destacados, como os jogos da seleção brasileira e, em especial, a última partida contra a seleção uruguaia no Maracanã. Porém, outros fatos não alcançaram a mesma notoriedade, dentre estes podemos aqui citar o fato de Curitiba ter sido uma das cidades a sediar jogos da referida disputa.
No dia 25 de junho de 1950, realizava-se no estádio Durival de Brito, então pertencente ao Clube Atlético Ferroviário, o primeiro dos dois jogos programados para a capital paranaense. A disputa – que envolvia as seleções da Espanha e dos Estados Unidos, contando com a vitória da equipe espanhola pelo placar de 3 a 1 – apresentou um nível técnico de jogo que deixou muito a desejar, sendo, inclusive, comparada aos jogos do campeonato paranaense. Neste jogo foi quebrado o recorde de arrecadação no estádio da Vila Capanema. Já a segunda partida, disputada entre as seleções da Suécia e Paraguai, teve um nível técnico razoável e o placar de 2 a 2 – com o gol de empate da seleção paraguaia no último minuto de jogo –, que não empolgou tanto aos presentes no estádio, que desta feita foram em número muito inferior ao primeiro jogo.
Mesmo após as reformas efetivadas às vésperas do evento, que tornaram o estádio Durival de Brito um dos mais modernos do país; mesmo com a intensa mobilização dos políticos locais; mesmo com uma infra-estrutura invejável, contando com o apoio maciço da população, Curitiba não conseguiu sediar os quatro jogos pretendidos pela organização local. A justificativa para este fracasso, segundo alguns envolvidos com a organização do evento, deu-se, principalmente, por interesses políticos da CBD, privilegiando outras capitais brasileiras.
 A análise feita a partir das disputas realizadas em Curitiba explicita outra perspectiva acerca desse campeonato. As expectativas e repercussões estampadas nos jornais paranaenses dão conta de que, mesmo com uma organização eficiente, tal evento não obteve o êxito esperado, devido, sobretudo, à qualidade duvidosa do futebol apresentado pelas equipes participantes, bem como ao número reduzido de partidas realizadas na capital paranaense. Quanto à repercussão geral dos jogos realizados em Curitiba, pela Copa do Mundo de 1950, o jornal Gazeta do Povo definiu da seguinte forma: “[...] Ficou, de tudo, na lembrança de todos, como que uma desilusão... Enfim, a Copa do Mundo para torcida, não foi assim tão “grande” como se esperava... [...]”.

Um comentário:

  1. Caro Rick:

    Parabéns pelo post. E pensar que agora é bem provável que a a falta de público não seja problema e sim a exclusão do público local devido aos valores que serão cobrados pelos ingressos.

    Só para problematizar: o discurso da imprensa de Curitiba privilegia a má qualidade dos jogos mas será que existiam outros fatores?

    Um abraço,

    André Alexandre

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui.