segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Polêmica derruba ícone do futebol americano universitário


Um escândalo mudou a rotina de uma das mais prestigiadas universidades americanas e causou a demissão do técnico que há 45 anos dirigia o time de futebol americano da instituição.
Scott Audette - 9.nov.2011/Reuters


No sábado, a Justiça dos EUA decretou a prisão do ex--assistente técnico Jerry Sandusky. Ele teria molestado oito garotos em 15 anos.
Parte desses crimes teria acontecido enquanto Sandusky trabalhou na comissão técnica da Penn State, uma das dez universidades que mais formaram atletas para a NFL, a liga profissional de futebol americano dos EUA.
Mesmo após se retirar da equipe, em 1999, Sandusky continuou tendo acesso livre às instalações do time.
Em 2002, um outro membro da comissão contou ao técnico Joe Paterno que viu o assistente abusar de um menino nos vestiários.
Em depoimento, Paterno disse que reportou a situação a um superior, que preferiu não procurar a polícia.
Anteontem, a Penn State anunciou a demissão de Paterno e do presidente da universidade, Graham Spanier.
A decisão causou polêmica e fez com que os estudantes reagissem com violência.




Contrários à saída de Paterno, 84 anos e desde 1966 no comando do time, alunos promoveram protestos e quebra-quebra no campus.
O técnico, ícone do esporte universitário americano, já tinha anunciado que se aposentaria ao final deste ano, por conta do escândalo.
"Estou desapontado com a decisão, mas tenho que aceitá-la", escreveu Paterno, que dirigiu os Nittany Lions em 691 dos 1.222 jogos (56%) do time em seus 124 anos de história --venceu 409 partidas (recorde no esporte), 24 bowls (partidas mais importantes ao final da temporada) e por duas vezes foi campeão nacional universitário.
Paterno e a Penn State são criticados por não terem denunciado as ações de Sandusky contra os garotos.
"Estou absolutamente devastado pelo desenrolar do caso. Eu sofro pelas crianças e suas famílias", disse o técnico, antes de ser demitido.
"Mudanças eram necessárias. Mas a universidade é muito maior do que suas equipes", argumentou o vice- -diretor do conselho da Penn State, John Surma.




 Texto sugerido e com comentários de Aline Correa
A meu ver, a demissão do técnico e do presidente foi uma decisão tomada demasiadamente tarde tendo em vista a atitude passional dos mesmos ao descobrirem o que se passou entre o ex-assistente técnico e os garotos. Ainda mais se considerando que houve diversos casos repetidos com outros alunos. Mesmo que tardia, foi uma atitude sensata que reduz a repercussão denegrindo a imagem da universidade.
 Apesar da multidão de estudantes ter se revoltado quanto à demissão de Joe Paterno, acredito que os estudantes apenas estão vendo a importância dessas pessoas no âmbito em que está inserido, desconsiderando o fato de ambos serem coniventes com a situação relatada acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.