segunda-feira, 21 de novembro de 2011



Comentários de Daniel Ferreira sobre o vídeo acima.

Trata-se de uma reportagem exibida no programa “Esporte Espetacular”(Rede Globo) à respeito da partida Santos 4 x 5 Flamengo(27/07/2011). Nela, através de uma série de recursos visuais, sonoros, e técnicos (por exemplo: entrevistas com “entendidos boquiabertos”, um ator redigindo uma memória “à respeito”)fica evidente a mensagem do programa em evocar como legítimo determinado “estilo de jogo” e como padrão de “alta qualidade” de futebol, e sobretudo de brasilidade(“Isto é futebol brasileiro!”).

Sem aprofundar mais detalhadamente a “natureza” do agente(Rede Globo) que propaga tal discurso, ou problematizar sobre a recepção(boa ou não) no público da representação ali “propagandeada”. A idéia é apenas buscar um pouco na história as raízes históricas dessa visão. 

Assim veremos que a consagração de tal “estilo” ocorreu paralelo a consolidação de uma idéia de “identidade” brasileira ocorrida em meados do século passado e que em Gilberto Freyre teve muito provavelmente seu maior “entusiasta”. Diz Freyre prefaciando o livro O negro no futebol brasileiro de Mário Filho, sobre:

“A capoeiragem e o samba, por exemplo, estão presentes de tal forma no estilo brasileiro de jogar futebol(...)que encontrará, decerto, nas raízes de cada um, dando-lhes autenticidade brasileira, um pouco de samba, um pouco de molecagem baiana e até um pouco de capoeiragem pernambucana ou malandragem carioca. Com esses resíduos é que o futebol brasileiro afastou-se do bem ordenado original britânico para tornar-se a dança cheia de surpresas irracionais e de variações dionisíacas que é.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.