segunda-feira, 14 de novembro de 2011

'Escolhi ficar porque amo o Santos', afirma Neymar

Atacante estendeu contrato para permanecer no Peixe até a Copa de 2014

Neymar 450 x 338Neymar e o presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, admitiram nesta sexta-feira (11) que as propostas das equipes espanholas eram melhores financeiramente em comparação ao que o atacante vai receber no time paulista. Mas, para a principal estrela do time santista, o que fez a diferença foi a vontade de continuar na Vila Belmiro e a paixão que tem pelo clube.
Já para o mandatário, a ideia de segurar o astro e recusar ofertas astronômicas de Real Madrid e Barcelona valeu para o Santos aumentar a sua torcida e arrecadar altos valores com cotas de TV e patrocínios.


Durante evento realizado nesta sexta em São Paulo, Neymar voltou a comemorar o seu novo contrato com o Santos, que havia sido anunciado oficialmente na última quarta.
"Estou muito feliz. Foi mais uma escolha certa que eu fiz para a minha vida. Foi mais uma escolha feliz que tive", afirmou o atacante, para depois completar: "A proposta de fora era melhor, mas eu escolhi ficar aqui porque amo o Santos".

Luis Alvaro, por sua vez, festejou o fato de que o Santos continuará em grande evidência com Neymar e poderá aumentar ainda mais a sua popularidade nos próximos anos, já que o craque firmou compromisso para ficar no time pelo menos até a Copa de 2014.

"Administramos o clube como uma empresa, mas não podemos pensar apenas em lucro. Nosso principal cliente é a torcida e a presença do Neymar fará a nossa torcida crescer", disse o presidente. "Não rasgamos dinheiro, mas fizemos as coisas pensando no torcedor", acrescentou.

Bancado por um patrocinador, o evento realizado nesta sexta em São Paulo reuniu Neymar e outros dois grandes ex-atacantes que vestiram camisa 11 da seleção brasileira. No caso, Romário e Pepe também estiveram presentes.

O primeiro deles comentou a façanha de o Santos ter conseguido segurar o craque e festejou o fato.
"Na minha época, era muito difícil um clube brasileiro pagar o mesmo que um clube europeu (em salários). Mas hoje o Santos conseguiu fazer isso. O mais importante é que o melhor do Brasil vai continuar no Brasil", enfatizou o deputado federal e grande nome da conquista do tetracampeonato mundial da seleção brasileira na Copa de 1994.

fonte:http://esportes.r7.com/futebol/times/santos/area-publica/noticias/-escolhi-ficar-porque-amo-o-santos-afirma-neymar-20111111.html

Texto sugerido e com comentários de Ernesto Marczal
A notícia da renovação do contrato de Neymar com o Santos parece ter um ar de surpresa diante da conjuntura futebolística do século XXI. Ante a concorrência de clubes estrangeiros de tamanho apelo midiático, soa, no mínimo, incoerente a declaração do jovem atacante quanto a sua permanência na equipe da baixada santista. Afinal, que jogador resistiria à sedutora (milionária) disputa de equipes como Barcelona e Real Madrid? A justificativa do “amor” só parece cada vez menos crível. O quê aumenta ainda mais o espanto desta decisão.

Claro que reduzir tal atitude a um rompante passional seria desconsiderar, levianamente, fatores e personagens conjunturais fundamentais. A realização da Copa de 2014, sem dúvida, foi um dos principais motivadores, algo que se reflete, inclusive, na duração do novo contrato.
Outros aspectos estão presentes nas próprias declarações do presidente santista, que sinaliza algumas das transformações recentes nas capacidades de (alguns) clubes nacionais em compatibilizar ganhos salariais com equipes europeias. Mesmo assim, ainda sem condições efetivas de disputar francamente a maioria dos atletas de ponta. Além destes também devem ser ponderadas a participação de agentes externos, como patrocinadores diversos e a equipe que suporta o jogador fora de campo (caso do próprio pai de Neymar).

Mesmo que a afirmada “paixão” tenha sua parcela de atuação, e está seja uma notícia louvável para o esporte nacional, a escolha pela permanência está longe de ser uma decisão simples e unilateral, tendo inúmeros interessados e múltiplos motivadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.