sexta-feira, 18 de maio de 2012

Memória Roda Viva



            O Roda Viva é um programa de entrevistas da TV Cultura bastante conhecido. Já estiveram presentes no centro da roda, muitas personalidades das mais variadas áreas nos últimos 26 anos. Algumas delas, ligadas ao esporte. No link acima é possível assistir as entrevistas já digitalizadas. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Fundação Padre Anchieta, Fapesp e da Unicamp, cujo objetivo é disponibilizar em vídeo e texto todas as entrevistas realizadas desde 1986.


             Embora se possa encontrar trechos ou em alguns casos, a íntegra, em sítios como o Youtube, reuní-las e organizá-las num único local facilita recortes temáticos e pesquisas diversas. Dois bons exemplos são os vídeos de Vicente Matheus (20/04/1987) e Otávio Pinto  Guimarães (10/11/1986), este último especialmente, então presidente da CBF, tratando da desorganização do campeonato e do futebol brasileiro em geral, viradas de mesa e disputas políticas inclusas, além da desclassificação da seleção na Copa do México.
          Carlos Arthur Nuzman, Amir Klink, Dadá Maravilha e Telê Santana, entre outros, são alguns dos entrevistados já disponíveis. Quando o projeto estiver completado, se tornará certamente, um excelente subsídio para não apenas para pesquisadores do esporte mas também, de outras áreas.
           


Indicação e comentários de Eduardo Fabiano Pereira.