segunda-feira, 7 de maio de 2012

Crônica da Semana


Uma Tarde no Museu - por Riqueldi Lise.



Inaugurado no dia 29 de setembro de 2008, o Museu do Futebol do estado de São Paulo, localizado nas dependências do Estádio Pacaembu, foi concebido como uma sequência de experiências lúdicas, que relacionam o esporte e a vida brasileira  no  século  XX.  Um  verdadeiro  “parque temático” em torno da paixão que o futebol desperta. O Museu se compõe de mostras permanentes e ocasionalmente algumas mostras temporárias, cujo acervo tem a característica da imaterialidade. Fruto de uma parceria público-privada envolvendo o governo do estado de São Paulo, a prefeitura da cidade de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho, Rede Globo, Ambev, Banco Santander e Visa, o Museu já se tornou uma referencia da história do futebol brasileiro.  

Em recente visita técnica organizada pelo Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade, pudemos contemplar o rico e inusitado acervo do Museu, bem como estabelecer contato com alguns de seus idealizadores e organizadores. Estivemos no auditório Armando Nogueira por aproximadamente três horas, nas quais, os coordenadores do Museu discorreram sobre uma série projetos e pesquisas, relacionados ao futebol, que estão sendo desenvolvidos. A modo de exemplo podemos aqui citar o programa “Memória Viva” que objetiva a formação de acervos de História Oral e consiste em 120 horas de entrevistas com jogadores que disputaram Copas do Mundo. Tal programa já está em pleno andamento e pudemos ver uma amostra das entrevistas já realizadas, é necessário aqui ressaltar a altíssima qualidade de som/imagem e o excelente nível das entrevistas.
Outro programa já em andamento é o “Na Rede” que visa o mapeamento e identificação dos locais de prática e referência do futebol na cidade de São Paulo, sejam eles campos de várzea, praças, bares, locais de reunião das torcidas organizadas, qualquer espaço relacionado ao futebol será contemplado neste mapeamento. Mais um importante projeto, com previsão de conclusão ainda para 2012, é o desenvolvimento de um banco de dados, que integrará as informações e conteúdos do acervo, as atividades administrativas, a programação cultural e todo o arquivamento referente ao Museu do Futebol.
Para 2012, ainda está previsto a instalação de uma biblioteca/midiateca nas dependências do Museu, a qual terá aproximadamente 2.000 títulos e 300 documentos audiovisuais exclusivamente relacionados ao futebol. Outra iniciativa é a proposta de catalogação/ mapeamento de coleções particulares e demais acervos que não estão sob a guarda do Museu, os quais integrarão o inventário digital de referências e que futuramente estará disponível para consulta na web, facilitando desta forma a localização e acesso a tais materiais.
Por outro lado tivemos a oportunidade de expor aos organizadores do Museu do Futebol os diversos projetos e as pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade. Podemos aqui destacar os estudos acerca do racismo no futebol. As entrevistas com os chefes das principais torcidas organizadas de Curitiba focando questões como violência e sociabilidade. E ainda o projeto de resgate da memória do futebol paranaense, que nos últimos meses tem entrevistado nomes importantes relacionados ao futebol, sejam eles cronistas, jogadores ou dirigentes esportivos, com objetivo de estruturar um acervo de história oral sobre o futebol local.
Esta visita técnica foi geradora de uma série de interesses bilaterais, que em breve podem acarretar em uma parceria entre o Museu de Futebol do Estado de São Paulo e o Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade. Assim esperamos!