sexta-feira, 11 de maio de 2012

XIII Encontro Regional da ANPUH -PR

O Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade (UFPR), através dos professores Dr. Miguel Archanjo de Freitas Junior (UEPG) e Dr. Luiz Carlos Ribeiro (UFPR), propôs um Simpósio Temático no XIII Encontro Regional da ANPUH – PR para discutir a História do Esporte, Lazer e Práticas Corporais.

O evento será realizado em Londrina, no período de 12 a 15 de outubro de 2012 e o prazo final para encaminhar resumos é dia 20 de maio.

Para maiores informações sobre como proceder para se inscrever:

Segue abaixo a ementa do ST.

ST 25 - HISTÓRIA DO ESPORTE, LAZER E PRÁTICAS CORPORAIS
Propontentes:
Miguel Archanjo de Freitas Junior – UEPG
Luiz Carlos Ribeiro – UFPR

A quebra dos paradigmas tradicionais da História e a abertura para novos temas e novos objetos, configurado hoje no que podemos denominar de História Cultural ou Nova História Política, têm exigido a discussão e o aprofundamento dessa renovação no que se refere à questão epistemológica, à diversidade das fontes e aos referenciais teóricos apropriados para tratar tais temáticas emergentes, como o esporte, o lazer e outras práticas físicas.
A produção historiográfica sobre estas temáticas no Brasil tem acompanhado o panorama internacional e avançado na compreensão do fenômeno esportivo. Com espaços em eventos nas áreas de antropologia e sociologia, faz-se necessário consolidar o debate no âmbito da ANPUH, congregando pesquisadores de diferentes instituições.

O propósito desse simpósio temático é o de historicizar as práticas corporais, sobretudo, aquelas compreendidas como fenômenos culturais contemporâneos – o esporte e o lazer. Assim, a ideia é refletir acerca das possibilidades de análise social, econômica, política e/ou cultural que tais temas permitem.
Como uma área de conhecimento essencialmente interdisciplinar, o binômio “esporte e lazer” – nossa proposta para este Simpósio Regional de História – busca nesta interface acadêmica promover um balanço crítico e o diálogo ampliado acerca daquilo que tem sido produzido nas últimas décadas.